Programa de desinfecção da Prefeitura de São Bernardo intensifica limpeza em equipamentos da Saúde

Caminhões-pipa da higienização efetivaram nesta terça-feira limpeza em locais como a Base do Samu, Hospital de Urgência e Hospital e Pronto Socorro Central e seus entornos

O programa de desinfecção da Prefeitura de São Bernardo, que tem atuado desde 23/03 na limpeza de ruas e equipamentos na cidade, por meio de caminhões-pipa (água sanitária e água), efetivou nesta terça-feira (14/04) sua ação em locais da Saúde, no Centro. Foram higienizados a Base do Samu, o futuro Hospital de Urgência (HU), o Hospital e Pronto Socorro Central (HPSC), demais espaços, além das vias e calçadas nas proximidades.

Os demais equipamentos de Saúde, entre eles UPA Silvina, UBS Silvina, UBS Ferrazópolis, UBS Leblon, UBS Parque Selecta, UBS Montanhão, UBS União, UBS Alvarenga, UBS Orquídeas, UPA Baeta Neves, Hospital Municipal Universitário, PA Taboão, UPA Taboão, Hospital de Clínicas, Policlínica Alvarenga, já haviam sido higienizados. As ambulâncias do Samu passam por periódica limpeza.

A força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos, é um dos itens prioritários do pacote instaurado pela Prefeitura de São Bernardo para auxiliar no combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

Desde o seu início, a ação tem efetuado uma ampla limpeza, por meio de seis-caminhões-pipa, munidos de jato de água sanitária. Até o momento, bairros, igrejas e demais equipamentos foram limpos, em roteiro atualizado diariamente, inclusive aos fins de semana.

“Uma medida fundamental que vai reforçando o combate à disseminação do vírus. A lavagem está sendo feita justamente com um produto forte para matar germes nessas áreas, diminuindo o avanço do Covid-19”, comentou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

PLANO DE TRABALHO – Cada caminhão-pipa utilizado na limpeza de São Bernardo conta com capacidade de armazenamento de 7.000 m³ de água de reuso com água sanitária dissolvida em cada viagem. Para realizar o processo de higienização, a Prefeitura disponibiliza para cada equipe um motorista e dois operadores.

REFORÇO – Por meio de uma doação, a Prefeitura de São Bernardo passará utilizar a partir desta quarta-feira (15/04), um caminhão com dispositivo de betoneira (o mesmo usado em construções civis para descarga de cimento).

“Com este caminhão, ampliamos o nosso poder de limpeza e permitirá que uma equipe possa reforçar uma limpeza ainda mais detalhada, com varrição, no decorrer que a betoneira vai liberando a água sanitária”, destacou o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima.