Médico mauaense esteve à frente da Pasta desde abril de 2020

Paula Cabrera

Tchello Pierro deixou a secretaria de Saúde de Rio Grande da Serra. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da administração do prefeito Claudinho da Geladeira (PSDB) que alegou que a saída de Tchello teve motivações pessoais. O médico estava à frente da Pasta desde abril de 2020 e se viu envolvido em diferentes polêmicas, como uma das denúncias que motivaram um dos pedidos de impeachment contra o prefeito por um suposto fura-fila da vacina, depois que uma funcionária da Secretaria de Serviços Urbanos foi imunizada no período em que somente profissionais da linha de frente da saúde recebiam as doses.
A cidade amarga ainda os piores números de imunização contra covid-19. Rio Grande da Serra é a segunda pior cidade do Estado no ranking de aplicação de doses da vacina contra a Covid, a frente apenas de Palmares Paulista, que pertence à microrregião de Catanduva, no Noroeste de São Paulo. Segundo a Prefeitura rio-grandense, não faltam doses e a marca negativa é porque os munícipes estão se vacinando em outros municípios.
O governo de Claudinho segue em clima de incertezas no município, com dificuldade de governabilidade. O prefeito ainda não divulgou um novo nome para o titular da pasta.
Além de ter sido Adjunto da Saúde em Mauá, Tchello Pierro é médico hematologista no Hospital Radamés Nardini, e dá aulas de medicina na Universidade Nove de Julho, em Mauá, e gestor em projetos na esfera privada e empresário na cidade de Mauá. Ele substituiu a ex-secretária Maria José Pereira Zago, a Zezé, que pediu exoneração em março passado, após sofrer um mal súbito em decorrência de hipertensão arterial. Ela deixou o posto em menos de três meses na função em meio à atuação da pasta no combate à pandemia, afirmando que priorizaria à saúde pessoal.