Zé Carlos Nova Era afirma que pandemia mudou a maneira de fazer política e comemora vitórias

Paula Cabrera

Vereador em primeiro mandato e presidente da Câmara, pelo menos até dezembro de 2022, Zé Carlos Nova Era (PL) afirma que este ano foi desafiador. Entre projetos, propostas e a gestão do Legislativo, ele avalia que a segunda onda da Covid-19 foi implacável e abalou, diretamente, a forma de se fazer política. Ainda em fevereiro, Zé capitaneou a votação que impediu um novo cálculo do IPTU (Imposto Predial) para os moradores de Mauá. Uma vitória que só foi possível graças à articulação de Zé.
"Fomos eleitos para o primeiro mandato na Câmara cientes de que representamos a renovação política que Mauá tanto precisa. Todos os dias nossa missão é defender os interesses do povo. A pandemia mudou a vida de todos nós e a segunda onda de contágio foi implacável. O papel desafiador do governo é equilibrar as políticas públicas de saúde e geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Lutamos ao lado do povo e votamos contra o aumento do IPTU", afirma.
Como presidente, Zé Carlos deu importantes passos na gestão do Legislativo. A Câmara agora, enfim, possui o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que era preterido por gestores anteriores e que confirma a segurança do prédio. Zé também se aproximou do Consórcio Intermunical, participando de reuniões para discussões de políticas públicas regionais e modernizando o sistema da Casa de Leis para gerar economia de papel. Dentro do combate à pandemia, o Legislativo adotou medidas preventivas, como sessões on-line, fechamento das galerias, diminuição de assessores em plenário e diminuição dos atendimentos nos gabinetes. "Disponibilizamos regularmente teste de Covid-19 para todos os servidores da Casa em parceria com a Prefeitura Criamos a Comissão de Acompanhamento das Ações de Combate a Fome na cidade Sanitização em todos os setores da Câmara de Mauá para evitar a propagação do Coronavírus", diz.
Zé deu continuidade a  comissão de Enfrentamento à Covid-19, formada por ele e outros vereadores, que participaram da tomada de decisão na pandemia em diferentes momentos, inclusive levando questionamentos à Prefeitura sobre vacinação para grávidas e puérperas e sobre infecção do coronavírus em crianças.
Como vereador, o trabalho também não parou. Zé apresentou diversos proejtos de lei e requerimentos, principalmente para zeladoria da cidade. "Apresentamos propostas para revitalização de praças e quadras, zeladoria urbana e defesa dos interesses coletivos"- pontua ele, que di que nessas cinversas percebeu que há uma grande necessidade da instalação de mais um poato na região do Jardim Adelina. "Percebemos a demora em agendar consultas e exames, além da dificuldade de chegar até o posto de saúde mais próximo. Por isso estamos lutando pela instalação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro para atender toda região."
Zé ainda solicitou neste ano o aumento da acessibilidade na Gruta Santa Luzia. O presidente apresentou requerimento indicando a instalação de uma academia ao ar livre adaptada no parque, localizado no Jd. Itapeva. “Uma das grandes bandeiras do nosso mandato é o esporte. Precisamos criar políticas públicas de maneira igualitária e que proporcionem o aumento na qualidade de vida”, afirma.
Outra conquista que marcou o ano foi o campo do Jd. Itapeva que receberá gramado sintético e passará por uma reforma completa após articulação de Zé. “Sempre tive o sonho de ver o gramado sintético nesse lugar. Ver que esse projeto vai finalmente sair do papel é uma emoção muito grande e uma conquista enorme do nosso mandato. A comunidade toda agradece também ao prefeito pela sensibilidade e dedicação”, disse.
Apesar do ano desafiador, Zé Carlos comemora  a realização de um sonho antigo: o Instituto Família Nova Era, que agora leva gratuitamente esporte e qualidade de vida aos moradores do Jd. Itapeva e demais bairros. "Seguimos acreditando no poder da boa política, que é feita com diálogo e muita dedicação", conclui.