Operação cumpriu dez mandatos, um na cidade, conra suposto suspeito de participar do esquema

Das agências

Agentes da Polícia Federal cumprem nesta segunda-feira (9/11) um mandado de busca e apreensão contra um suspeito de cometer diversas fraudes ao axílio emergencial em São Bernardo. A ação faz parte da Operação Primeira Parcela, realizada pela PF no Tocantins, Bahia e São Paulo. A ação busca identificar e desarticular a atuação de um suposto grupo criminoso que cometeu irregularidades para receber valores do benefício concedido durante a pandemia pelo novo coronavírus.
Ao todo, são cerca de 60 policiais federais cumprindo 10 mandados de busca e apreensão, em diferentes localidades, além de quatro ordens de prisão. A PF informou que chegou aos suspeitos após o cruzamento de dados. Os criminosos utilizavam dados de terceiros para solicitar o benefício concedido pelo Governo Federal aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados durante a pandemia de Covid-19.
As investigações contabilizam os prejuízos causados pela quadrilha aos cofres púlbicos e, nesta primeira fase, giram em torno de R$ 350 mil só em São Paulo. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro, entre outros.