A morte do menino Lucas Eduardo Martins dos Santos, de 14 anos, causou comoção em Santo André. O adolescente desapareceu na última terça-feira (12/11), mas um corpo com características parecidas foi encontrado na Billings, já em avançado estado de decomposição. A família, no entanto, reconheceu o jovem.
Com a situação, uma manifestação foi marcada para a tarde desta sexta na cidade. Lucas desapareceu após policiais baterem no portão de sua casa, na Vila Mazei, e questionarem se estava tudo certo no imóvel e quem morava ali. Após confirmar que não havia problemas, a madrasta de Lucas fechou a porta, mas teria ouvido a voz do rapaz falando com os policiais do lado de fora. Depois disso, o rapaz não foi mais visto.
 
O corpo encontrado na manhã desta sexta-feira (15) na represa, no Parque Miami, seria de um homem jovem, negro, sem barba e sem tatuagem e estaria apenas de cueca. As características bateram com a descrição do adolescente. Familiares estiveram no local, e confirmaram se tratar do rapaz. Uma perícia foi realizada e a vítima encaminhada para o IML (Instituto Médico Legal) da cidade.

Roupas de Lucas foram encontradas com um sem teto, que teria dito que achou os pertences abandonados atrás da EE Antônio Adib Chamas, no Jardim Santa Cristina, onde teria visto um menino ser agredido por policiais.

A manifestação de hoje pede celeridade nas investigações e respeito aos jovens negros e pela periferia. A polícia já afastou os agentes e diz que apura o caso.