Neste dia 13 de novembro, antevéspera de feriado, UBSs Paranavaí, Zaíra 1, Macuco e Feital vão imunizar a população; Prefeitura segue com busca ativa de casa em casa

Da Redação

Neste sábado (13/11), antevéspera de feriado, quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) — Paranavaí, Zaíra 1, Macuco e Feital — aplicarão doses em todos os públicos incluídos na campanha contra a Covid, das 9h às 16h. Além disso, os agentes comunitários de saúde dessas unidades irão de casa em casa para procurar aqueles que ainda não se imunizaram ou não completaram o ciclo vacinal.

Quase dez meses após o início da vacinação na cidade, a gestão vem desenvolvendo novas ações para ampliar o número de imunizados. A busca ativa tem sido a ferramenta para traçar as estratégias. Pesquisa feita em quatro bairros, por exemplo, encontrou 3.811 munícipes que receberam a primeira aplicação em outras cidades.

Munícipes com 18 anos ou mais que tomaram a primeira dose do imunizante da Pfizer há 21 dias já podem receber a segunda — o prazo anterior era de 56 dias. É preciso olhar no comprovante a data de
retorno ao local de vacinação.

Se o intervalo for superior a três semanas, a pessoa também estará apta para a segunda aplicação. O prazo para jovens de 12 a 17 anos continua sendo de 56 dias (8 semanas). Maiores de 18 anos imunizados com AstraZeneca podem tomar a segunda dose após 56 dias.

Em Mauá, a dose de reforço está sendo oferecida aos indivíduos com 50 anos ou mais. É preciso ter sido vacinado com a segunda dose ou a única há seis meses, no mínimo. Imunossuprimidos acima de 18 anos
(a lista está no link //t.ly/y7Gg) devem esperar 28 dias após a última dose do ciclo de imunização (segunda ou única) para a terceira.

Os profissionais de saúde que completaram o ciclo vacinal (duas doses ou única) na cidade também estão aptos a ganhar o reforço, desde que seja respeitado o intervalo de seis meses. Pessoas desse grupo que foram imunizadas em outras cidades precisam apresentar o comprovante de endereço do município.

Os menores de idade (12 a 17 anos) devem estar acompanhados de responsável e com a carteira de vacinação atualizada. Todos precisam levar CPF e documento com foto (CNH ou RG).

É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha 'Mauá na luta contra a fome' no dia em que for se vacinar. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.

A Prefeitura reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use corretamente a máscara, mantenha a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evite aglomerações.