Da Redação
Estudo que avalia os indicadores dos serviços de água e esgoto nas 100 maiores cidades do Brasil, o Ranking do Saneamento Básico 2020 apresenta as cidades de Limeira (SP), Mauá (SP) e Palmas (TO), atendidas pela BRK Ambiental, maior empresa privada do setor, entre os destaques positivos em relação aos avanços em fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e investimentos nos serviços.
O estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil, , avalia os números a partir do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2018 – e contempla as 100 maiores cidades brasileiras, onde habitam 40% da população do país. De forma geral, a análise reforça que 35 milhões de brasileiros (16,38%) não têm acesso ao abastecimento de água e 100 milhões (46,85%) não contam com o serviço de coleta de esgoto.
Entre os municípios apresentados com indicadores positivos, Mauá é apresentado em melhor posição entre os municípios do ABC Paulista citados no ranking. No ranking nacional, se encontra no 24º lugar.
O índice de esgoto tratado por água consumida é de 81,13%. Em relação aos demais municípios da região, Diadema está na 35ª posição com 37,47%; Santo André na 43ª posição com 37,42%; e São Bernardo na 46ª posição com 19,55%.
O avanço dos índices de coleta e tratamento de esgoto na cidade de Mauá são reflexo da continuidade dos investimentos já da ordem de R$ 250 milhões realizados pela BRK Ambiental, proporcionando a ampliação do Sistema Público de Esgotamento Sanitário, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto na cidade (ETE-Mauá) que já trata mais de 50 milhões de litros por dia e a consequente despoluição de cursos d´água e córregos que cortam o município.