Vereador pede ainda políticas públicas para realização de programas de saúde da mulher

Paula Cabrera

O vereador Leonardo Alves (PSDB) cobrou nesta quinta-feira (4/11) celeridade na compra do mamógrafo para a cidade e também implementação de políticas públicas para a Saúde da mulher no município. O parlamentar conquistou a verba, já repassada ao município, para a compra do equipamento. "Hoje minha defesa foi pelas políticas públicas estruturantes para a saúde da mulher, encaminhamos requerimentos solicitando informações de como está a rede de atendimento a mulher. O cuidado com a mulher vai além do outubro rosa. Precisamos urgente celeridade na compra de um aparelho de mamografia, já conseguimos o recurso e já foi liberado, além disso precisamos urgente avançar com os exames de prevenção", avaliou durante sessão parlamentar.
Para Leonardo, a falta de uma política eficaz de Rede de Proteção a Saúde da Mulher, gera muita dificuldade para que sejam feitos diagnósticos assertivos ao longo do ano. "A nossa cidade ainda sofre com a falta de equipamento e de profissionais especialistas nesta função, sendo urgente a realização de uma política abrangente e estrutural, ao invés de paliativos temporários", diz.
Leonardo também está em negociação direta com o governo do Estado para garantir a passagem da carreta da mamografia no município. A última visita foi feita antes da pandemia do novo coronavírus. "Estamos também com a demanda encaminhada para que a visita seja feita nste mês", diz ele, que lembra ainda que o município acaba de receber uma emenda de R$ 200 mil, para a aquisição de um aparelho de mamografia para a Saúde municipal. O valor foi conquistado em abril com o deputado estadual Enio Tatto (PT) e deverá ser empenhado para a aquisição do equipamento. "Cobramos a Prefeitura sobre a aquisição desse equipamento. O valor já está em caixa e e fundamental para o município", conclui o vereador.