A fim de ajudar a população mais vulnerável a enfrentar o período da menstruação, entidade inicia coleta de absorventes, lenços umedecidos e sabonetes

Da Redação

Frente às necessidades básicas femininas, naturalmente vividas por mulheres cis e pessoas trans, o Instituto Penta Social, presidido pelo empresário Cleber Broch, pretende formar uma rede de apoio na cidade de Mauá e arredores. O objetivo da campanha “Dignidade Menstrual para Todas” é arrecadar absorventes, lenços umedecidos e sabonetes para doar a associações parceiras, que direcionarão as doações para a população carente.
A mobilização, que teve início no dia 1º de março e se estenderá até o final do mês, integra o Projeto Por Elas, conjunto de ações criado pelo Instituto para contribuir com a saúde básica das mulheres, bem como promover a igualdade social e de gênero para quebrar barreiras e preconceitos.

Pobreza menstrual: uma questão de saúde pública
O tema da menstruação ainda é rodeado por muitos tabus. Não apenas em razão de parte da sociedade ainda desnaturalizar o processo, como também pela percepção ilusória de que todas mulheres têm acesso a itens básicos de higiene. Infelizmente, este ainda é um privilégio no Brasil.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma entre quatro estudantes brasileiras já deixou de ir à escola por não ter absorventes e 35% da população já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes, a copinhos, à água ou a outra forma de cuidado.

A pobreza é tamanha que em 2014 a ONU reconheceu que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos.

Como doar e contribuir com esta luta
Preferencialmente, o Instituto pede que as doações sejam realizadas na sede do próprio Instituto, localizada na Rua do Comércio, 21 – Centro de Mauá (4º andar do Mauá Plaza Shopping). Caso não seja possível, disponibiliza o PIX para doações em dinheiro (CNPJ: 43491651/0001-34). Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a equipe pelo Instagram @institutopentasocial