Via recebeu ainda cuidados de sinalização e mobilidade para diminuir acidentes na avenida

Paula Cabrera

A Prefeitura de Ribeirão Pires começou a troca de lâmpadas da avenida Humberto de Campos para trazer uma nova cara para uma das vias de maior movimento da cidade. As novas lâmpadas de LED serão colocadas no canteiro central da avenida com o objetivo de garantir mais segurança na via. Os trabalhos foram iniciados nesta quarta-feira, dia 10, e devem ser concluídos em até 40 dias.
A remodelação consiste na substituição de 40 postes e lâmpadas de sódio por luminárias de LED, tecnologia que garante melhor iluminação e menos consumo de energia.
Para o diretor do Setor de Iluminação Pública, Rodrigo Molon, a ação garantira mais eficiência e economia. "Por ter mais vida útil, o sistema de LED dará mais claridade e a população perceberá a diferença e também dificilmente terão pontos apagados.", explicou.
No ano passado, Programa Iluminou, gerenciado pela Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA) de Ribeirão Pires, também executou serviços de manutenção em cerca de 80 pontos de iluminação da avenida. A ação contemplou 45 postes do canteiro central e aproximadamente 35 postes de concreto na calçada.
A Avenida Humberto de Campos, uma das principais vias da cidade, também responsável por conectar Ribeirão Pires a outras regiões do Grande ABC, passou ainda por serviços de zeladoria e revitalização que contribuíram para a queda no número de acidentes. Foram instalados equipamentos de radar, pintura e readequação de sinalização, melhora da iluminação, além das campanhas de conscientização de respeito à vida.
As ações, que foram coordenadas pela Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil de Ribeirão Pires, tiveram foco em todo o público que se locomove na via, como pedestres, ciclistas, condutores e motociclistas.
Contemplada com a instalação de cinco equipamentos de fiscalização para excesso de velocidade e três aparelhos eletrônicos para avanço de sinal vermelho, a Av. Humberto de Campos também recebeu mais de 2800 metros quadrados de pintura de sinalização horizontal, bem como a colocação de banners em diferentes pontos na via com ênfase, por exemplo, no uso do cinto de segurança e alertas sobre o uso do celular enquanto dirige.
As ações de segurança desenvolvidas na via foram motivadas devido ao alto número de acidentes ocorridos em 2020, ano em que a avenida registrou seis mortes em decorrência de acidentes.