Candidato ao governo prometeu ainda manter convênios firmados por Garcia em Mauá e Diadema, administradas por petistas

Paula Cabrera

Candidato ao governo do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve nesta terça-feira (18/10) em São Bernardo do Campo, onde participou de um encontro com lideranças do setor produtivo, na Associação dos Funcionários Públicos. O evento contou com a presença da deputada estadual, Carla Morando (PSDB), do vice-prefeito e deputado federal eleito, Marcelo Lima e do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB). Morando e Tarcísio subiram o tom contra Fernando Haddad e Lula, petistas que concorrem ao governo do Estado e à presidência. "Temos total motivo para estar ao seu lado. Você tem que esmagar o PT no Estado. Você tem que acabar com essa raça. Eu sei quanto são nocivos, quanto são maléficos. Eu sei o que sofri para terminar aquele museu que ele queria, o Piscinão do Paço, quatro viadutos que eles deixaram inacabados", afirmou Morando.
Já Tarcísio afirmou que o governo de Bolsonaro tem sido bem sucedido e afirmou que quer enterrar o PT. "São Bernardo foi o berço do PT e espero que seja o cemitério do PT", afirmou, sobre fortes aplausos.
Tarcísio voltou a confirmar que manterá convênios já assinados por Rodrigo Garcia para a região, como o Piscinão Jaboticabal e recursos para o Hospital Nardini, em Mauá. Questionado pelo JNC se os convênios em Mauá e Diadema, cidades petistas, serão mantidos, ele disse que preservará os cidadãos. "Tem uma questão que saúde é fundamental e o destinatário da política pública é o cidadão. Escolheram mal, porque botaram lá o PT no município, mas não podem ser responsabilizados por causa disso. Então, vamos atuar em proveito deles, nao serão abandonados", afirmou.
Tarcísio disse ainda que o metrô deverá chegar ao ABC por São Bernardo. "O primeiro passo é fazer uma linha SP-São Bernardo, vamos chegar com projetos de engenharia e a partir dai traçar o melhor caminho: iniciativa pública ou privada", disse.
Já durante o discurso, Tarcísio se comprometeu com propostas como o BRT, o
Piscinão Jaboticabal, o Centro de atendimento ao Espectro Autista e manter aquilo que já está em andamento. "Conversamos bastante e o compromisso de dar continuidade em tudo que está em andamento. Veja, não seremos um governo que vai puxar o freio de mão, que vai dar um cavalo de pau. Será um governo que vai manter as políticas públicas, manter o legado e obviamente dar mais velocidade naquilo que a gente acha que pode ter mais velocidade. Temos convênios andando em São Bernardo, assim como em todo o ABC, e todos eles serão preservados. Então, a questão da ponte estaiada, vamos dar continuidade. Piscinão Jaboticabal, vamos dar continuidade. Ame, vamos fazer. O centro de excelência para tratar da questão do autismo, vamos tornar essa luta uma realidade em São Bernardo. BRT, vamos tirar do papel e mais importante que isso, a linha 20 chegará a São Bernardo. Vamos fazer esse projeto imediatamente. Temos outros investimentos, Nardini, Mario Covas, conclusão do Rodoanel, estação Pirelli. Ou seja, temos compromisso com o ABC", afirmou.
Tarcísio também destacou o potencial e a importância logística de toda a região do ABC diante da possibilidade da desestatização do Porto de Santos ainda neste ano. "E falo no porto porque há uma simbiose entre o ABC e Santos e aumentar a capacidade do porto ajuda e é fundamental para o ABC e tem que ser uma parceria com o governo federal. Isso nos da mais recursos para a saude, educação e para a infraestrutura", afirmou.