Governador rebateu candidato petista sobre monotrilho e avaliou que região tem potencial para ter Estação da linha 20

Paula Cabrera

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) visitou São Bernardo na tarde desta sexta-feira (18/8) e afirmou que, além do BRT que substitui a proposta do monotrilho, vai trazer o metrô ao ABC. "Monotrilho não,  metrô sim", disse em referência ao fato de o candidato do PT, Fernando Haddad, propor a volta do projeto eo Monotrilho para a região.
Segundo Garcia, o projeto foi descartado porque os custos altos inviabilizavam a proposta, mas reafirmou o compromisso de incluir o ABC no traçado da linha 20 de metrô. "Quando o monotrilho não vingou, já contratamos o projeto funcional da linha 20 do metrô, proposta da Carla Morando, que já tem os projetos  em andamento da linha 20 do metrô, que vai chegar aqui no ABC", afirmou.
Garcia disse ainda que, nesse msio tempo, o BRT atenderá boa parte da demanda regional por transporte público de ligação entre São Bernardo e São Paulo. "Antes disso, estamos construindo o BRT. Tem um transporte que vai dar muita qualidade vai ligar o ABC lá com o terminal Sacomã, vamos entregar no final do ano, com novos ônibus, extremamente adequado, Estação de desembarque fora do ônibus, ônibus que não vai parar, toda qualidade", disse Garcia.
O governador lembrou ainda que a desistência pelo monotraconteceu após o projeto demonstrar que os custos seriam altos demais e inviabilizariam a retirada do projeto do papel. "Eu quero lembrar que em 2019, quando a gente viu isso era um grande peso de papel, muito contrato, mas nenhum dinheiro para fazer a linha 18, por isso nós tomamos uma decisão corajosa, pensando na população do ABC. Vamos tirar o BRT rápidamente so papel. Começou as obras agora e vamos sim pensar no metrô na linha 20 que é o que nós temos como prioridade para o próximo mandato", afirmou.
Ao lado do prefeito Orlando Morando, o governador fez ainda agenda no DER e se comprometeu a reformar mais 100 mil casas de famílias vulneráveis no próximo período em SP no Programa Viver Melhor
“O Governo de São Paulo fez a reforma em mais de 17 mil casas no estado. A gente troca o telhado, refaz o reboco, constrói novo banheiro e coloca janela. Nosso projeto, nos próximos quatro anos, é garantir mais de 100 mil habitacionais reformadas pelo programa Viver Melhor”, disse Rodrigo Garcia, que foi acompanhado do candidato ao Senado Edson Aparecido (MDB).
O atual governador do Estado visitou casas que foram reformadas pelo programa estadual em São Bernardo. “A gente não tira as pessoas de onde vivem, respeita as famílias reformando com dignidade suas casas e preservamos, assim, suas raízes, o lugar onde elas vivem e entregando uma moradia digna”, completou Rodrigo Garcia.
Na sequência, Garcia participou de encontro do setor produtivo, que reuniu 600 pessoas entre empresários, comerciantes, além da classe política local. "Estou protegendo São Paulo. Participei da mudança e nas nossas mãos, o Estado não vai andar para trás. Já vimos Estados e Prefeituras caírem em mãos erradas e foram desmanchados e destruídos. Temos grandes desafios e enfrento com grande responsabilidade a missão de governar não é uma tarefa individual. É tarefa coletiva.
Abrir hospital e fácil, manter aberto nao é facil. Precisarei da ajuda de todos aqui", afirmou em discurso Garcia.