Figura conhecida no meio político, ele tem boa relação nas esferas estadual e federal para trazer recursos para Mauá

Paula Cabrera

Rômulo Fernandes (PT) lançou nesta sexta-feira (15/7) seu nome para concorrer a deputado estadual nas eleições deste ano. O evento acotneceu no Clube Atlético Industrial e reuniu mais de 5 mil pessoas, entre elas, o prefeito Marcelo Oliveira (PT), o ex-prefeito Oswaldo Dias e os deputados federais Arlindo Chinaglia, Vicentinho e Alencar Santana.
"A gente não pode esperar. A esperança deve tomar conta dos nossos dias. De todos os nossos dias.  Juntos vamos fazer o Brasil feliz de novo!  Obrigado por tanta força, por tantos abraços, por tanta alegria!", comemorou.
Marcelo enalteceu o peefil de Romulo e reiterou que ele deve ser um grande auxílio para a cidade caso seja eleito.

PERFIL
Rômulo é um dos principais  articuladores do PT na região do ABC, ex-secretário de Mauá e ex-vereador pela cidade.
Ele deixou o comando das secretarias de Planejamento e de Verde e Meio Ambiente de Mauá em março para ser um dos destaques nas urnas. Conhecido no meio político da cidade — foi vereador, superintendente da Arsep (Agência Reguladora dos Serviços Públicos) e secretário de Relações Institucionais —, Rômulo é figura central do PT em Mauá e conta com apoio em peso do governo Marcelo Oliveira.
Rômulo têm ainda um perfil técnico e conciliador que agrega nomes ao redor de sua candidatura, entre eles vereadores, deputados e nomes de peso como o do ex-prefeito Oswaldo Dias, que deverá ser um dos coordenadores de campanha. “Rômulo tem o perfil necessário para trazer recursos para Mauá. Ele é didático, conciliador e sabe o que a cidade precisa”, defende Oswaldo.
À frente das secretarias municipais de Planejamento e de Verde e Meio Ambiente, Rômulo celebrou a reforma do Centro de Proteção Animal, que faz atendimentos gratuitos a pets na cidade e que ganhou novo espaço na Avenida Getúlio Vargas, no Centro, e também o aumento no investimento das ações do Castramóvel. "Sabemos da importância de um centro com mais serviços e melhor espaço para atendimento. Foi uma alegria participar dessa conquista", diz.
Rômulo implantou projeto para agilizar a liberação de obras e alvarás em Mauá,  um dos principais problemas do município. “Quando chegamos, havia mais de 4 mil processos parados. Tivemos de fazer força-tarefa para conseguir trabalhar. Contratamos uma empresa pra digitalização do sistema e agora tudo será digital, informatizado e mais fácil. Já está em andamento. Vamos fazer treinamento por fases, com funcionários, engenheiros etc. Isso dará agilidade no habite-se e em outros sistemas”, conta.
Para Rômulo, a informatização deve ainda auxiliar a chegada de novas empresas à cidade pela agilidade na liberação de alvarás e pela facilidade de solicitar tudo eletronicamente. “Nossa principal dificuldade era agilizar e modernizar os processos para que a abertura da empresa fosse rápida, principalmente na região do Sertãozinho. Essa modernização diminuirá o tempo necessário de abertura da empresa”, diz.
Por fim, ele diz que o programa ‘Mauá Recicla’, de auxílio aos catadores, contribuiu no caráter ambiental e econômico para a cidade. “A pandemia aumentou a pobreza e impactou a economia de muitas famílias no Brasil inteiro. A coleta seletiva é, além de tudo, uma fonte de renda para muitos trabalhadores”, conclui.