Uma funcionária testou positivo para o covid-19 e outros dois servidores teriam sintomas

Paula Cabrera

Quem procurou utilizar os serviços da Caixa Econômica Federal do Shopping Mauá Plaza levou um susto. Equipes de descontaminação estiveram no local, a pedido do próprio banco, para "desinfetar o espaço". A informação é de que uma funcionária testou positivo para covid-19 e outros dois funcionários manifestaram sintomas. Procurada, a Caixa Econômica Federal de SP confirmou a informação e disse que a funcionária e todos os outros profissionais do banco que tiveram contato com ela foram colocados em isolamento. O banco segue aberto, após limpeza.
A foto de dois homens, totalmente uniformizados com roupas anticontaminação e produtos específicos de limpeza, circularam durante toda a tarde pelas redes sociais. A decisão pelo fechamento do shopping - anunciado na sequência- também levantou ainda mais dúvidas sobre o caso.
A assessoria do shopping se limitou a informar que "a suspensão das atividades tem a ver com a recomendação do Governo de SP em fechar todos os shopping centers das região metropolitana de São Paulo", sem negar, no entanto, a situação.
A Prefeitura de Mauá informou que a vigilância sanitária e epidemiológica não foi notificada e que a limpeza foi solicitada pela Caixa. O caso teria sido atendido pela rede particular de Saúde.

Contaminação já não pode ser rastreada
O Ministério da Saúde já confirmou que é impossível rastrear o caminho do vírus e ele já não afeta apenas pessoas que viajaram para fora do país ou quem tenha tido contato com essas pessoas. A primeira morte, aliás, foi de um porteiro que não teve qualquer contato com qualquer caso monitorado pela vigilância epidemiológica de SP.
Vale ressaltar que 80% dos casos são assintomáticos, ou seja, a pessoa pode carregar o vírus, e espalhá-lo para até quatro pessoas, sem nem saber que é o transmissor. Neste momento, a melhor maneira de se prevenir contra o vírus é permanecer em quarentena.