Secretário de Serviços Urbanos conta que equipes da SSU estão nas ruas para recuperar entornos o mais rápido possível

Paula Cabrera

A Prefeitura de Mauá segue empenhada em limpar a cidade após as fortee chuvas que assolaram o ABC na última terça feira (28/12). A cidade sofreu com inundações, enchentes, pequenos deslizamentos e muita sujeira nas vias públicas do centro e dos bairros.
Para contornar a situação, a Secretaria de Serviços Urbanos, sob o comando do secretário Fernando Rubinelli, providenciou a imediata limpeza das ruas e avenidas atingidas pela chuva. A equipe limpou as ruas afetadas no Vila Carlina, as Avenidas João Ramalho, Barão de Mauá, Castelo Branco, Benedita Franco da Veiga, Rio Branco, Brasil, as ruas Rogério Manetti, Américo Colalilo, Ricardo Armando Second, Valdemar Jesuino, três Américas, além do Paço e  Câmara municipal, área central, Ame, Zoonoses e o Terminal Rodoviário. As equipes seguirão no trabalho de limpeza nos próximos dias. Fernando Rubinelli esteve presente na limpeza, coordenando a equipe.
"A imediata limpeza promovida pela secretaria foi muito importante não apenas para acabar com os transtornos a população, mas sobretudo para prevenir doenças decorrentes destes eventos, como a leptospirose", diz o secretário.
Um dos mais atingidos, o bairro Vila Carlina, teve uma chuva fora do comum. "Foram 82 milímetros, que é uma chuva muito acima do comum, e segundo os moradores, o acúmulo de terra feito de forma irregular por uma empresa, supostamente seria o responsável pelo grande acúmulo de água naquela região. Mas a secretaria de Serviços Urbanos já está aqui fazendo a limpeza desde o dia da chuva. O prefeito e a equipe de assistência social já estiveram aqui, além da secretaria de serviços urbanos e defesa civil. Estamos cuidando e fazendo a limpeza em diversos pontos da cidade. Estamos, todo o governo Marcelo Oliveira, trabalhando para que a cidade volte a normalidade".
O secretário conta ainda que ao longo do ano, a administração fez obras de contenção de enchentes. "Serviços como limpeza de piscinões, limpeza e desobstrução de bocas de lobo, roçagem e desassoreamento de rios e córregos foram levadas a sério pela equipe da secretaria, visando justamente minimizar os efeitos sempre danosos das chuvas de verão."
Segundo informações, tanto o prefeito quanto a Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Urbanos montaram um comando de contenção de danos, com reuniões desde a tarde de ontem, para atender mais rapidamente os locais mais afetados.
A enchente acertou ainda o prédio da Câmara de Mauá, que fechou nesta quarta-feira e também na quinta, para limpeza interna. O teatro municipal também foi atingido, assim como o subsolo da Prefeitura de Mauá. Um carro, estacionado no Paço, pegou fogo no porta-malas e explodiu. Não houve vítimas.