Prefeitura comemora diminuição de doentes na cidade e diz que comerciantes poderão voltar a operar, com cuidados, no município

Paula Cabrera

O prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PL) confirmou nesta quinta-feira (1/4) que vai flexibilizar a abertura dos comércios na cidade a partir de segunda-feira (5/4). Com a decisão, comércios em geral poderão operar em sistema de Drive-Thru e retirada. Atualmente apenas comércios essenciais estão permitidos de operar na cidade. "Temos conseguido segurar a taxa de contágio e há dias não registramos óbitos na cidade. Isso nos permite flexibilizar um pouco as medidas", disse.
Volpi salientou, no entanto, que serviços como salões de belezs, cabeleireiro e academia seguem sem previsão de retorno. "Atividades que exigem esse maior contato, essa proximidade, seguem proibidas por enquanto", afirmou.
Segundo o chefe do Executivo, Ribeirão conseguiu números promissores no combate à pandemia com as restrições impostas por seu governo. "No ABC, fomos a única cidade que conseguiu segurar esses indicadores de disseminação e mortes", disse.
Com a decisão lojas de aviamentos, empresas como bazar, papelaria, moda e de produtos em geral, poderão abrir no horário estipulado para os serviços essenciais - com fechamento previsto atualmente para as 17h.
O horário estipulado atualmente não se aplica aos hospitais públicos e privados, aos serviços de saúde de urgência e emergência, às farmácias, aos laboratórios, às óticas, aos hospitais veterinários e demais serviços de natureza essencial ao funcionamento dos serviços de saúde, bem como à atividade industrial, de telecomunicação e segurança. Há a exde que o horário seja estendido ate as 20h, a partir de segunda em todo o ABC, já que o decreto sobre o período atual era vigente apenas até o fim deste feriado.