Alesp faz história e elege deputado estadual mais jovem para presidir a Comissão de Justiça

Da Redação

O advogado e deputado estadual Thiago Auricchio (PL), 29 anos, foi eleito, nesta terça-feira (18), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de São Paulo pelos próximos dois anos. Desde a reconstitucionalização de São Paulo, iniciada em 1947, ele é o mais jovem parlamentar a presidir a Comissão mais importante da Casa.

“É uma enorme honra e responsabilidade ser eleito para conduzir essa Comissão que tem grande relevância na efetivação dos projetos propostos pelos parlamentares. Espero poder contribuir com muito compromisso e responsabilidade para aprimorar as leis e normas do Estado e garantir que elas sejam aplicadas de maneira justa e equilibrada, priorizando sempre o bem-estar do povo de São Paulo”, pontua Thiago Auricchio.

Formado pelo Centro Universitário FMU, o deputado estadual atualmente é mestrando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Ele está em seu segundo mandato após receber 123.483 votos nas eleições de outubro.

Em seu primeiro mandato, teve atuação destacada na defesa das mulheres. Thiago Auricchio é autor do Código Paulista de Defesa da Mulher, principal legislação que trata dos direitos das mulheres no Estado, e da norma que criou o Protocolo "Não Nos Calamos", que prevê a capacitação de funcionários de bares, restaurantes e baladas para que eles saibam identificar e combater a violência sexual nesses locais. Foi também relator de três das CPIs mais importantes da Casa, com destaque para aquela que investigou a violência contra a mulher no Estado.

“Estou comprometido, mais uma vez, com a defesa das mulheres, todavia não deixarei de olhar para outras pautas importantes do nosso Estado. É assim que pretendo conduzir a CCJR: com um olhar plural e atento a todos os temas que são necessários para a construção de um Estado melhor”, explica o parlamentar.

Foi com isso em mente que o parlamentar baixou seu primeiro ato como presidente. Thiago afirmou que vai oficiar à equipe técnica da Casa para trabalhar em um projeto que cria o Código Ambiental do Estado de São Paulo.

"Assim como fiz com o Código Paulista de Defesa da Mulher, quero mobilizar a Comissão para que, juntos, possamos consolidar todas as leis estaduais que versem sobre o meio ambiente em um único documento, facilitando a compreensão e a aplicação das normas. Um meio ambiente equilibrado é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Estado", disse o recém-empossado Presidente.

Fazem parte da comissão os seguintes deputados: Carlos Cezar (PL), Conte Lopes (PL), Dr. Jorge do Carmo (PT), Reis (PT), Rômulo Fernandes (PT), Mauro Bragato (PSDB), Altair Moraes (Republicanos), Daniel Soares (União Brasil), Dr. Eduardo Nóbrega (PODE), Marta Costa (PSD), Delegado Olim (PP) e Caio França (PSB).

“Sou um deputado que preza pelo diálogo e pela construção coletiva. Aqui dentro não somos apenas uma voz, representamos o povo de São Paulo que espera resultado e políticas que mudem suas vidas. O debate é fundamental para alcançar esses objetivos e nortearmos nosso trabalho. Devemos respeitar as diferentes visões, mas devemos garantir justiça social com equilíbrio e civilidade”, conclui Thiago Auricchio.