Cidade abriga segunda edição do evento no ano, marcado para ocorrer neste sábado, dentro do Complexo da Arena Olímpica

Em ação que garante nova oportunidade de inclusão social por meio do esporte, a cidade de São Bernardo, gerida por Orlando Morando, irá sediar edição do Festival Paralímpico 2023. O evento, já com inscrições abertas, e voltado, principalmente, a crianças e adolescentes com deficiência, se dará neste sábado (23/9), das 8h às 12h, no Centro de Excelência de Handebol, nas dependências do Complexo da Arena Olímpica (Avenida Tiradentes, 1.845, Vila do Tanque).

Evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com apoio da Prefeitura, o Festival Paralímpico – realizado concomitantemente em diversas cidades do País - tem como missão oferecer aos jovens com deficiência a experiência de vivenciar atividades lúdicas dentro de modalidades esportivas paraolímpicas, entre elas atletismo, vôlei adaptado, basquete em cadeira de rodas, goalball, judô e bocha, estimulando a integração e a importância da prática de esportes, além de difundir o movimento paralímpico nacional.

“Devido à sua infraestrutura, São Bernardo é palco novamente de importante evento esportivo dentro do cenário nacional, reforçando o trabalho que estamos realizando na cidade. O Festival Paralímpico entra no circuito como forma de inspiração e amor ao esporte, um aprendizado também para respeitarmos as limitações de crianças e jovens da inclusão”, frisou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Alex Mognon.

De forma inédita, a iniciativa será concretizada em duas etapas dentro da edição 2023 - a primeira ocorreu no dia 20 de maio. Considerado um dos eventos mais relevantes do Brasil no segmento, o festival vai ocorrer em todas as regiões do País, com atividades em 120 núcleos esportivos. A seleção dos locais aproveita espaços em todos os Estados, e que visa ainda incentivar o esporte desde a iniciação até o alto rendimento.

A expectativa do Comitê Paralímpico é reunir mais de 16 mil crianças e jovens em todo o País, sendo que 80% deles têm algum tipo de deficiência. A maior parte é composta por pessoas com deficiência intelectual (37,8%).

A primeira edição do festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. No ano seguinte, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. Já em 2021, o festival reuniu 8.000 crianças em 70 unidades espalhadas pelo País. No ano passado, o evento registrou a sua maior edição, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 municípios.

PARTICIPAÇÃO – As inscrições para o Festival Paralímpico ocorrem de forma online até esta quinta-feira (21/9). A participação deve ser efetivada pelo link: //bit.ly/INSCRIÇÃOCRIANÇASNOFESTIVAL.