São Bernardo foi a cidade do Grande ABC que mais investiu em Saúde em 2018, segundo levantamento anual Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, lançado pela Frente Nacional de Prefeitos. A cidade ainda foi a quinta da região sudeste do País, atrás apenas de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e à frente de cidades com maior número de habitantes, como Guarulhos e Osasco.O município também se destacou como o único a ampliar a destinação de recursos para a Saúde. Em 2017, foram destinados para a Pasta cerca de R$ 1,070 bilhão. No ano passado, o valor subiu para R$ 1,103 bilhão.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, comemorou os números e afirmou que os números demonstram que sua gestão está no caminho certo. “Embora o Governo Federal repasse cada vez menos verba, responsabilizando mais aos municípios, o resultado deste estudo demonstra que estamos no caminho certo. Com um governo enxuto, austero, mas que investe nas principais necessidades. Nossa obrigação seria de investir 15% do orçamento municipal em Saúde, atualmente estamos investindo mais de 24%”, avaliou Morando.

A Saúde de São Bernardo é composta por aproximadamente 10 mil funcionários. A rede possui 103 equipamentos, entre eles: 34 Unidades Básicas de Saúde, nove Upas 24h, nove CAPs, quatro Hospitais, 14 Bases do Samu e duas Policlínicas.

Todos os setores da Saúde estão sendo contemplados na atual gestão. Já são 6 Unidades Básicas com atendimento estendido até às 22h e até o final do ano serão 20. Além disso, as UBSs receberam 40 novos consultórios odontológicos. Foram contratados 672 novos médicos.

Entre as conquistas, a atual gestão inaugurou o Pronto Atendimento 24h e entregou revitalização de UBS no Taboão. Uma nova base central do SAMU foi instalada e também uma nova unidade do CAPS, no Jardim Farina. O município adquiriu ainda uma Unidade Móvel de Mamografia.

Para completar, o Hospital de Urgência, que será entregue no primeiro semestre de 2020, já está com a estrutura 97% concluída e o Hospital Anchieta, atual referência do tratamento do de câncer no município, receberá em breve a primeira máquina de radioterapia no Grande ABC.