Paula Cabrera

São Bernardo foi eleita pelo Instituto Votorantim como a cidade menos vulnerável e mais eficiente no combate à Covid-19 da Região Metropolitana de São Paulo. Os dados constam em levantamento elaborado pelo instituto, que avaliou o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia.
A pesquisa se baseou em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), SUS (Sistema Único de Saúde), CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e da ANSS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e levou em consideração pilares como: população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração pública.
Segundo o estudo, cada indicador tem peso que varia de 0 a 100: quanto mais alto o valor, maior é a vulnerabilidade. No ranking geral, São Bernardo obteve índice 40,57. No levantamento, São Bernardo desponta como a cidade menos vulnerável a Covid-19 entre os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo todas as cidades do ABC e a Capital.
Entre as ações de destaque no município no período de pandemia estão a inauguração de dois hospitais permanentes (Novo Anchieta e Hospital de Urgência). Ambos equipamentos reforçaram a cidade com 350 novos leitos, fortalecendo a rede municipal de São Bernardo.
Outras medidas também foram praticadas simultaneamente, como a contratação de 1.500 de profissionais da Saúde, pacote de investimentos, bloqueios durante o toque de recolher e a agilidade na vacinação municipal. São Bernardo é um dos poucos municípios que aplica a vacina também aos finais de semana: a população pode agendar a vacinação tanto aos sábados quanto aos domingos.