O prefeito de Santo André, Paulo Serra, (PSDB) assinou neste sábado (23/11) a ordem de serviço para o início das obras de reforma do Cine Theatro Carlos Gomes, no Centro da cidade. As intervenções vão custar cerca de R$ 6 milhões.

O predio histórico na cidade, que fica num imóvel construído no início do século 20, sediou importantes eventos sociais da cidade e foi parcialmente demolido entre as quatro obras que já aconteceram no local. O imóvel chegou a abrigar uma loja de tecidos, depois um estacionamento até ser desapropriado em 1991 e fechado em 2008 por problemas estruturais. O que resta do prédio foi tombado em 2012 e sua reconstrução custaria muito caro e outros três projetos foram abandonados por falta de recursos.

Teatro foi marco cultural de Santo André

A alternativa encontrada foi a de preservar as três paredes e parte do telhado e construir novas estruturas em volta do teatro. O prédio deve ganhar novas paredes, uma drlas de vidro e, na parte interna, será feita a recuperação do palco e restauração das pinturas originais.

A obra deve estar pronta até junho de 2020.
A verba para a construção foi conquista pelo programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa. O prefeito, Paulinho Serra (PSDB), comemorou o início das obras. "Um espaço importante da nossa cultura será devolvido ao povo. Um equipamento que faz parte da nossa história, da nossa gente vai virar um espaço multiuso para voltar a ser palco de grandes eventos", afirmou.