Projeto deve levar água às torneiras de 14 mil moradores de Santo André que hoje dependem de caminhão-pipa

Das agências

 A Sabesp iniciou nesta quarta-feira (22/07) uma nova obra para ampliar o abastecimento da população de Santo André e dar mais qualidade de vida ao município. A Companhia começou a implantar adutoras e redes para levar água às torneiras das casas dos moradores do Parque Andreense e região, beneficiando cerca de 14 mil pessoas que dependem atualmente de caminhões-pipa para abastecer seus imóveis.
As obras de implementação de rede de água no Parque Andreense, em Santo André, iniciaram hoje. Com investimento de R$ 22 milhões, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) instalará seis quilômetros de adutoras e 35 quilômetros de rede de água, resultando em 3.400 novas ligações. Objetivo é que a intervenção seja concluída em março.
Até então, o bairro era abastecido por caminhões pipa. “O grande benefício é a chance de cada cidadão ter seu ramal, com garantia de água disponível 24 horas”, afirmou Roberval Tavares, superintendente da Sabesp. Esta é a última etapa do pacote de obras prioritárias anunciado quando a Sabesp assumiu a gestão de água e esgoto da cidade, em setembro de 2019.
Paulo Serra (PSDB), prefeito de Santo André, garantiu que conforme a companhia finalizar trechos da obra, série de melhorias na infraestrutura serão aplicadas no bairro. “Onde a legislação permitir (já que se trata de área de manancial), vamos entrar com infraestrutura, como asfalto, iluminação e toda requalificação urbana”, explicou. No local, apenas vias com declividade menor do que 16% podem ser asfaltadas.
Para os próximos anos, acordo entre a Prefeitura e a Sabesp prevê tratamento de 100% do esgoto do município. No ano passado, cerca de 40% recebia tratamento. O percentual chega a 62% atualmente após intervenções da companhia de saneamento básico.