Vereadores receberam certificados nesta segunda-feira e deverão assumir mandato enquanto Justiça analisa suposta fraude

Paula Cabrera

Os vereadores Samuel Enfermeiro (PSB), Ricardinho da Enfermagem (PSB), Márcio Araújo (PSD) e Vaguinho (PSD ) receberam nesta segunda-feira (21/12) os diplomas de vereador. Com isso, os quatro parlamentares confirmam que estão em dia com a Justiça Eleitoral e devem assumir duas cadeiras no dia 1 de janeiro. Na última sexta-feira (18/12), o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) reverteu a decisão da Justiça Eleitoral de Mauá e acatou os argumentos apresentados pelos partidos de que a eleição dos parlamentares foi legítima e dentro da lei e que devem exercer seus mandatos enquanto a Justiça analisa o processo de suposta fraude eleitoral.
Tchacabum (PDT), Renato Baiano (PCdoB) e Alexandre Viera da Costa (PP) entaram com processo questionando o fato de duas candidatas- uma do PSB e outrado PSD- terem recebido zero votos, o que segundo eles sinalizaria fraude eleitoral e candidaturas laranjas para alcançar a cota mínima de candidatas mulheres, de 30% do total da chapa.
Regiane Viana de Carvalho (PSD), que usou como nome de urna Nega do Povo, 32 anos, e Fátima Rosângela da Cunha Lima (PSB), 46, não receberam nenhum voto.
A candidata do PSB teria sido flagrada, em fotos, fazendo campanha ao lado da primeira-dama, Andreia Rios e de Admir Jacomussi (Patriotas). No peito, ela leva adesivo de Jacó, para quem estaria pedindo votos. Já a candidata do PSD aparece em fotos, em suas mídias sociais, em passeios e ao lado de amigos próxima a data da eleição, sem citar qualquer informação sobre sua candidatura ou pedir votos.
O processo seguirá ainda na Justiça e todas as partes devem enviar suas defesas, que serão analisadas em 2021, após o recesso parlamentar.
Nesta segunda, os eleitos comemoram a diplomação. "É  uma emoção muito grande por toda a situação que vivemos", disse Samuel.
"Sonho realizado. Depois de muito trabalho, nossa luta não foi em vão. Hoje fui diplomado Vereador da cidade de Mauá, pela Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo, coroando um trabalho coletivo, de todos que compartilharam conosco o projeto de uma cidade melhor, com ética e respeito ao interesse público. Muito obrigado a todos que confiaram e nos deram apoio. Agora é trabalhar para retribuir toda a confiança do povo mauaense", afirmou Vaguinho nas mídias sociais.