De 13 parlamentares, quatro são do partido que nasceu no ABC Paulista

Paula Cabrera

Dos oito deputados estaduais eleitos pelo ABC, o PT foi o partido que atraiu a maior bancada. São três candidatos que se tornaram parlamentares: Rômulo Fernandes, Luiz Fernando e Barba. Na sequência, a federação formada pelo PSDB e pelo Cidadania elegeu duas mulheres: Carla Morando (PSDB) e Ana Carolina Serra (Cidadania). Com isso, o PT reforça sua força na região, principalmente nos municípios de São Bernardo e Mauá.
Republicanos, Solidariedade e PL elegeram um deputado cada com Atila Jacomussi (SD), Altair Moraes (Republicanos) e Thiago Auricchio (PL).

Já na bancada federal a região elegeu Luiz Marinho (PT), Alex Manente (Cidadania), Marcelo Lima (Solidariedade), Fernando Marangoni (União) e Maurício Neves (PP). Somando quatro deputados do PT, dois do Cidadania, dois do Solidariedade, um do PL, um do PP e um do Republicanos.
Com a definição de Tarcísio Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) no segundo turno, o palanque eleitoral se divide: Ana, Carla e Thiago estavam apoiando Rodrigo Garcia (PSDB) no primeiro turno. Thiago, no entanto, deve se aproximar de Tarcísio em um movimento do PL estadual, que já sinalizava apoio ao candidato de Bolsonaro. Carla e Ana devem aguardar posição dos partidos e podem preferir permanecer de fora da busca por votos. Já Altair deve ser cabo eleitoral do bolsonarista, já que são da mesma sigla.
Por fim, PT deverá travar busca ativa por votos com Rômulo, Luiz Fernando e Barba.