Os prefeitos do ABC, em agenda solicitada via Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizam nesta quarta-feira (24/4), as 17h, reunião com o governador Tarcisio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, para tratar de demandas da região junto ao Governo do Estado de São Paulo. A expectativa é que a saúde seja prioridade do encontro.
Na ultima semana, Após reunião mensal dos prefeitos de abril, o Consórcio Intermunicipal decidiu solicitar auxílio do governo estadual para desafogar o sistema de saúde dos municípios, que estão sobrecarregados devido à alta de casos de dengue e outras síndromes virais. “Estamos acompanhando diariamente a situação das unidades de saúde municipais. Todas elas estão indicando aumento preocupante no atendimento de nossas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros (PSs), algo em torno de 80% acima da demanda normal para o período”, explicou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.
Os dados da situação dos PSs da região foram apresentados aos prefeitos pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC, que reúne as secretarias de Saúde das cidades consorciadas. Segundo dados das prefeituras, a sobrecarga no sistema de urgência e emergência não está restrita apenas a pacientes com sintomas e diagnóstico da dengue, mas há alta procura de atendimento para sintomas de Covid-19 e Influenza, principalmente casos em crianças.
 Há expectativa de que o repasse do Hospital Nardini também entre em pauta, já que foi o Consórcio quem intercedeu pelo valor enquanto o prefeito Marcelo Oliveira (PT) presidia o órgão.