Consórcio Intermunicipal, formado pelas sete cidades, diz que avaliará decisão antes de reunião entre prefeitos na sexta-feira

Paula Cabrera

Os prefeitos do ABC não gostaram nada da decisão do governador João Doria (PSDB) de manter as sete cidades em isolamento social até 14 de junho enquanto reabre a capital Paulista e cidades do entorno.
Nesta noite, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) chegou a gravar vídeo em que afirma que poderia questionar juridicamente a decisão de manter comércios fechados na cidade, já que a cidade tem sido um exemplo no combate ao coronavírus, com mais de 50% dos leitos ainda disponíveis e testagem em massa em andamento.

Paulo Serra criticou decisão

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, formado pelas sete cidades soltou nota oficial em que esclarece "que recebeu com profunda surpresa e indignação, nesta quarta-feira (27/5), o comunicado feito pelo Governo do Estado de São Paulo de que a cidade de São Paulo teve uma análise separada da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) na nova fase do plano de retomada econômica do Estado.
Vale lembrar que o Departamento Regional de Saúde, responsável por cuidar do planejamento das ações do setor na RMSP, é o mesmo que cuida das diretrizes da Capital", diz a nota.
No comunicado, prefeitos afirmam ainda que o Consórcio "irá se certificar do motivo dessa análise separada da Capital e voltará a se reunir na próxima sexta-feira (29/5), por videoconferência, às 10h, com os prefeitos da região".

Consórcio emitiu nota criticando a decisão

Nesta quarta-feira, a capital, que tem o maior número de casos e de ocupação de leitos, recebeu permissão para reabrir comércios a partir do dia 1 de junho. Apenas o ABC, e cidades como Guarulhos, Osasco e Baixada Santista ficaram fora do plano de Doria. Nos bastidores, a decisão de reabrir a capital foi vista como puramente política, já que a cidade faz divisa com a maioria dos municípios da grande SP e boa parte da mão de obra, que trabalharia lá, sai dessas cidades. O Estado diz que a decisão foi puramente científica e que serão feitas análises semanais que podem ocasionar novo isolamento.

Apenas as cidades em vermelho mantém o isolamento