José de Filippi Júnior está com endocardite bacteriana

Paula Cabrera

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior está internado no Hospital do Coração, em São Paulo após ser diagnosticado com endocardite bacteriana. Ele está em observação e passa por exames diagnósticos para o  tratamento.
A Endocardite acontece quando germes entram na corrente sanguínea, viajam até o coração (normalmente com alguma condição de saúde pré-existente) e se ligam às suas válvulas ou tecido. A endocardite bacteriana aguda costuma começar subitamente, com febre elevada, frequência cardíaca acelerada, fadiga e um dano extenso e rápido de uma válvula cardíaca. Na maior parte dos casos a infecção é causada por uma bactéria, mas fungos ou outros microrganismos também podem ocasionar a doença. Os homens são afetados com uma frequência duas vezes maior do que as mulheres.
Apesar de o prefeito estar despachando normalmente e fazendo reuniões online, a equipe médica, que avalia seu quadro clínico, indica a permanência da internação para intensificar o tratamento. Em nota,  a prefeitura informa que "Filippi está trabalhando remoto e, portanto, não será necessário tirar licença da Prefeitura de Diadema."