Prefeito está de licença desde o dia 9 de fevereiro para tratar uma endocardite que demandou cirurgia

Paula Cabrera

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, solicitou nova licença de 15 dias para a fase final do processo de recuperação física depois de ter passado por procedimento cirúrgico para troca de válvula aórtica devido à endocardite bacteriana.

A equipe médica que acompanha o prefeito informa que a recuperação de Filippi é boa. A expectativa é a de que Filippi volte à Prefeitura em abril. O prefeito confirmou que estava internado para tratar a doença no final de janeiro. E pediu afastamento no dia 9 de fevereiro.

A Endocardite acontece quando germes entram na corrente sanguínea, viajam até o coração (normalmente com alguma condição de saúde pré-existente) e se ligam às suas válvulas ou tecido. A endocardite bacteriana aguda costuma começar subitamente, com febre elevada, frequência cardíaca acelerada, fadiga e um dano extenso e rápido de uma válvula cardíaca. Na maior parte dos casos a infecção é causada por uma bactéria, mas fungos ou outros microrganismos também podem ocasionar a doença. Os homens são afetados com uma frequência duas vezes maior do que as mulheres.