Paula Cabrera

Com a instabilidade política em Mauá, o cenário eleitoral para as eleições municipais de 2020 também segue agitado. Uma pesquisa feita por um dos pré-candidatos ao Paço, que o JNC teve acesso, mostra acirramento entre os nomes da atual oposição de Mauá.

A pesquisa feita pela Agência ABR Inteligência, em outubro, mostra o vereador Marcelo Oliveira (PT), na primeira posição, com 15% dos votos, seguido do ex-deputado Wagner Rubinelli (PTB) com 7%, e do atual prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB) também com 7% das intenções de voto. A vice-prefeita Alaíde Damo (MDB) e o empresário José Roberto Lourencini (PSDB) aparecem empatados com 4%. O presidente da Câmara, Vanderley Cavalcante, o Ney Car (SD) tem 2%, enquanto o ex-juiz João Veríssimo Fernandes (PSD) registra 1% das intenções de voto.
Do total de entrevistados, 36% disse ainda que nao votaria em nenhum deles, enquanto 24% não souberam ou não opinaram.

Num cenário sem o candidato do PSDB, o empresário Lourencini, os números se acirram ainda mais. Neste panorama, Oliveira registra 15%, mas Rubinelli aparece com 8%, seguido de Atila, com 7%. Alaíde Damo segue com 4%, com Ney Car com 2% e Veríssimo com 1%. O número dos que não votaria em nenhum deles passa para 37%, enquanto os que não souberam ou não opinaram segue em 24%.

A pesquisa ainda perguntou em qual dos candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum. Atila lidera a lista com 36%, seguido por Alaíde, com 35%. Lourencini e Rubinelli tem 20% de rejeição, seguidos por Ney Car e Veríssimo, empatados com 19%. Oliveira registra 18% de rejeição.

Quando questionados sobre a atual administração municipal os números também não favorecem o atual prefeito. Para 55% dos entrevistados, a administração de Atila é ruim,  sendo que para 40% ela é péssima, e para 15% ela é ruim. Para 23% ela é regular, enquanto apenas 14% a pontuam como boa, e 1% como ótima.

A pesquisa não foi registrada em cartório, já que não é obrigatório fora de ano eleitoral e ouviu 400 moradores, entre 18 e 50 anos, em dois dias de pesquisa.