Vereador pede ainda informações sobre número de pessoas em espera e reajuste no repasse

Paula Cabrera

O vereador Vanderley Cavalcante, o Neycar (SD), pediu o aumento do número de vagas disponíveis por meio de convênio da Prefeitura de Mauá com a Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires). O vereador pede que sejam incluídas 176 novas crianças na lista de atendimentos feitos pelo convênio municipal. "Atualmente, há 35 crianças já com encaminhamento e 141 na lista de espera, precisamos que a Prefeitura reveja esse convênio", diz o vereador.
A Apraesp é o maior Centro de Reabilitação do ABC para pessoas com deficiência e em reabilitação e uma das principais entidades de terceiro setor do país. Segundo a entidade, são atendidas duas mil pessoas pela associação. "Queremos saber quantas famílias são atendidas pelo convênio atualmente e queremos conhecer a possibilidade de aumentar a oferta de vagas", afirmou Neycar.
Segundo documentos da Prefeitura, a entidade atenderia 300 alunos de Mauá. Por meio desse convênio, crianças e jovens da cidade com necessidades especiais recebem acompanhamento integral de equipe especializada. Segundo Neycar, seria necessário aumentar aporte para que mais 176 crianças fossem incluídas nesse atendimento. "Só quem é pai sabe a importância desse acompanhamento para as crianças. Então, eu peço à Prefeitura que responda sobre a possibilidade de aumentar as bolsas disponíveis no município", afirma Neycar.
Atualmente, as crianças recebem encaminhamento para conquistar a vaga por meio de avaliações na Saúde e da Educação Municipal. Segundo Ney, há "várias queixas recebidas de pais que tem filhos portadores de necessidades especiais e não encontram vagas na Apraespi, pois estes pais foram informados que há várias pessoas na lista de espera por uma vaga."
Ney afirma que a espera teria pelo menos 176 nomes, sendo 35 já com toda documentação necessária. "Peço ao Executivo que entenda a importância dessa informação para esses pais que só buscam o melhor para o aeus filhos", diz ele, que questiona ainda se seria possível reajustar o valor de repasse à entidade para auxiliar a manutenção e o custeio dos tratamentos.
Neycar defendeu ainda que quem puder, participe da rifa da entidade. Os números podem ser adquiridos pelo telefone 11 97436-4824.