Mauá celebrou nesta sexta-feira (15/9) a formatura de 96 novos Guardas Civis Municipais (GCMs), prontos para reforçar a segurança nas ruas. O treinamento de três meses culminou em uma emocionante cerimônia de graduação, realizada no Paço Municipal, que contou com a presença orgulhosa de familiares e amigos dos recém-formados.

A contratação desses novos agentes representa um marco histórico na trajetória de 56 anos da GCM de Mauá, pois pela primeira vez foi assegurada uma igualdade de gênero com 50% das vagas destinadas a mulheres. A vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Celma Dias, celebrou esse feito como um testemunho do potencial das mulheres em cargos de segurança e uma demonstração do compromisso do governo local com a valorização da presença feminina. A comandante da Guarda, a primeira mulher a assumir a função, também celebrou o momento e avaliou o potencial histórico. ”É a maior formação de novos guardas na hos da cidade”, celebrou.

O prefeito Marcelo Oliveira destacou o compromisso de sua gestão em fortalecer a GCM, tanto em termos de infraestrutura quanto de pessoal, e anunciou planos de chamar um novo grupo de aprovados no concurso. Os 96 novos agentes começarão a ser integrados gradualmente aos plantões e às atividades da corporação a partir da próxima semana. “Sempre foi um compromisso da nossa gestão, trabalhar para estruturar a GCM, com infraestrutura, equipamentos e ampliar o contingente. E o momento chegou. Contratamos esses 96 que se formaram hoje, e agora queremos viabilizar o chamamento de mais um grupo de aprovados no concurso”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.

O processo de formação dos GCMs incluiu um rigoroso treinamento de um ano, com provas, testes e aulas em 27 disciplinas abrangendo ética, legislação, direitos humanos, educação no trânsito e primeiros socorros. Tudo isso somou uma carga horária de 572 horas, visando prepará-los para atuar de maneira cidadã e apoiar as iniciativas de segurança pública no município.