O levantamento avaliou 405 cidades do Brasil com mais de 80 mil habitantes, a partir de 55 indicadores

Da Redação

São Caetano do Sul conquista mais um título nacional. Desta vez, a cidade alcançou o primeiro lugar em qualidade de Educação e Segurança e a segunda colocação geral em levantamento do Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). A primeira colocação geral ficou com a paulista Barueri.

O levantamento avaliou 405 cidades do Brasil com mais de 80 mil habitantes, a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

Bruno Vassari, chefe de Gabinete, enalteceu as colocações sulsancaetanenses em nome do prefeito José Auricchio Júnior, que continua hospitalizado recuperando-se da covid-19. “O prefeito José Auricchio Júnior é um grande entusiasta dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), questões que estão interligadas aos setores em que tivemos destaque. É com muita alegria que recebemos essa notícia, que nos dará ainda mais disposição para os próximos quatro anos”, exclamou Vassari.

“São Caetano é um município que investe muito em educação e, especialmente nestes dois últimos anos, alavancamos ainda mais com a elaboração do nosso currículo e fortalecendo as ações do Cecape (centro de formação) . Nosso maior objetivo é colocar em prática o que propõe o ODS 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas, sem exceção”, complementou o secretário de Educação, Fabricio Coutinho.

Já o secretário de Segurança, Jorge Salgado, acredita que a integração das Forças de Segurança da cidade, compostas pela polícias Militar e Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal) seja o pilar deste patamar alcançado. “São Caetano do Sul é composta por instituições de segurança eficazes, unidas pelo mesmo propósito que é de promover a segurança, a paz e a justiça, agindo sempre de forma efetiva e harmoniosa por meio trabalhos de inteligência, ações e operações realizadas com o propósito de reduzir cada vez mais os índices de criminalidade conforme os ODSs”,concluiu Salgado.