A 3ª audiência promovida pela Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial acontecerá no próximo dia 25, quarta-feira, a partir das 10 horas no auditório Paulo Kobayashi, na sede da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Com o tema Cannabis e cânhamo como novas matrizes produtivas, o debate reunirá representantes da Anvisa, da Embrapa, da secretaria Estadual de Abastecimento e Agricultura, de universidades e do terceiro setor com a finalidade de apresentar o potencial do segmento na saúde e no desenvolvimento econômico do País.
O deputado estadual Caio França (PSB), coordenador da Frente Parlamentar fará um breve balanço sobre os projetos inscritos no edital de chamamento público que vai destinar R$ 500 mil em projetos e pesquisas científicas ligados à temática da cannabis medicinal e do cânhamo industrial, com inscrições encerradas no último dia 29 de setembro. O Conselho Deliberativo terá até o dia 27 de novembro para definir os vencedores, que serão anunciados durante a realização da última audiência pública do ano na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, no dia 06 de dezembro.
O Estado de São Paulo pode assumir o protagonismo, assim como fez a partir da promulgação da lei estadual 17.618/23 que inclui a cannabis medicinal no SUS, e ser pioneiro na introdução do cânhamo industrial na matriz agroindustrial brasileira. A implementação da produção e industrialização do cânhamo geram oportunidade de crescimento econômico, geração de empregos e sustentabilidade ambiental. “Considero que o debate reunindo representantes de órgãos importantes e representativos como Anvisa, Embrapa e secretaria estadual de Agricultura podem contribuir para nos atualizar e direcionar as atividades da Frente para o ano de 2024”, ressaltou.
Participam da audiência os seguintes convidados: João Paulo Silvério Perfeito, gerente da área de registro de medicamentos específicos, fitoterápicos, dinamizados, notificados e gases medicinais da Anvisa; Job Vieira, gerente de planejamento estratégico da Embrapa, José Carlos de Farias, engenheiro e coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria Estadual de Agricultura, Marcos Pessatti, professor e empresário, com atuação na estruturação de startups de Biotecnologia e prospecção e produção de biopolímeros e Patrícia Villela Marino, presidente do Instituto Humanitas360.
Além da atuação de França como mediador dos trabalhos, a mesa terá a participação do vice-coordenador da Frente Parlamentar, o deputado estadual Eduardo Suplicy. Atua como agente técnico da Frente o Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas da Cannabis (IPSEC).