A participação do candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), em um evento de campanha da candidatura de Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor (Republicanos), à Prefeitura de Guarulhos causou estranhamento nos bastidores políticos da cidade.
Marçal e Xerife, que tiveram uma queda nas pesquisas eleitorais nas últimas semanas, buscam consolidar a aliança entre os partidos e busca tam destacar a participação ativa da candidata a vice-prefeita Edna Sarlo, também do PRTB, na chapa. Ela foi definida vice na chapa governista em um bastidor digno de novela. Edna foi escolhida após o Professor Jesus ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. A preferência do grupo era clara: Americano, irmão de Edna, e nome forte no governo Guti. Mas, quando o partido bateu o martelo e impôs o Xerife como candidato da máquina, as coisas mudaram.
Aparentemente, entre tantas negociações, Edna foi a única a aceitar ser a vice de Jorge Wilson, numa jogada que mostra que até no grupo da máquina, a escolha não foi das mais disputadas.
Agora, resta saber se essa aliança improvável e presenças de figuras como Pablo Marçal podem ajudar a evitar o derretimento da chapa apoiada pelo prefeito Guti.
Na pesquisa feita pelo Instituto Vox, encomendada pela A Guardiã, Eloi Pietá tem 27%; Lucas Sanches 24% e Wilson, 12%.
Apos a cadeirada e o soco no assessor do prefeito Ricardo Nunes, Marçal também tem oscilado negativamente nas pesquisas eleitorais para a capital e aparecido mais distante de Boulos e Ricardo Nunes.
A proximidade de Marçal na campanha também acende um alerta sobre o fato de Xerife ter participado do governo petista por mais de uma década e agora receber apoio do candidato que mais questiona o PT. “Marçal se diz contra sistema mas confirma presença em evento de xerife que esteve 10 anos no governo do PT e sempre esteve no sistema”, afirmou um dos políticos do município em mensagem a reportagem e que preferiu não se identificar. O encontro acontece neste sábado (28/9), a partir das 17h.