Decisão foi publicada na página oficial da diocese, que é responsável pelas 106 igrejas do ABC

Das agências

A diocese de Santo André confirmou nesta quarta-feira (7/10), a permissão para que as igrejas locais possam retomar, de forma gradual, celebrações, como batismo, casamentos, grupos de orações e encontros de jovens e casais.

Com esse comunicado, as 106 paróquias do ABC estão autorizadas a realizar os sacramentos, que favia sido vetado em boa parte delas ou estava limitado a acontecer apenas para o casal, os pais e padrinhos.

O Batismo e o matrimônio estão autorizados de imediato. As celebrações matrimoniais estão sujeitas a algumas regras e condicionamentos das celebrações, restringindo-se a participação presencial. As restrições são as mesmas das missas, e todos devem utilizar máscaras, álcool gel, distanciamento de 2 metros e limite de pessoas em até 30% da capacidade da igreja. O preparo de noivos e de padrinhos nos cursis segue sendo realizado de maneira on-line.

A Igreja Católica também informou que as reuniões presenciais de pastorais, movimentos e grupos da Diocese ocorrerão a partir de 1º de novembro, com 30% da capacidade, uso de máscaras, álcool gel, distanciamento e tempo mais curto das atividades.

De acordo com o comunicado do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, eram muitas as indagações e dúvidas sobre as celebrações. As novas normas e orientações ocorreram depois da realização, por meio virtual, de reunião da Equipe de Coordenação Diocesana de Pastoral, do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado em 3 de outubro e dos Coordenadores Regionais em 6 de outubro.