Em tempo recorde e sem quebra-quebra, empresa conclui obra que beneficia região

Paula Cabrera

Mais de 1.300 famílias foram neneficiadas com a chegada de rede de esgoto e tratamento sanitário no bairro Pedroso, sm Mauá. A BRK Ambiental Mauá concluiu, no final do mês de outubro, a obra de interligação das redes do Sistema Público de Esgotamento Sanitário, além da retirada de lançamentos irregulares na Avenida Queiroz Pedroso, no bairro Jardim Pedroso.

A intervenção utilizou um método inovador, conhecido como furo direcional, que implanta a tubulação com equipamentos abaixo do solo. Dessa forma, como não há escavações, os transtornos no trânsito de veículos e pedestres foram minimizados. A concessionária promoveu sinalização adequada e manteve a presença de uma equipe de orientação de trânsito para garantir a segurança de quem circulava pela avenida, de grande movimentação.

Antes da intervenção, os moradores da via conviviam com o esgoto despejado, irregularmente, em uma galeria de águas pluviais, localizada dentro de um terreno particular. Além do desconforto causado pelo odor, a situação também aumentava a proliferação de mosquitos.

Após a criação de uma viela sanitária, de responsabilidade da Prefeitura de Mauá, a obra foi aprovada e a BRK, imediatamente, iniciou o projeto de retirada de lançamento do esgoto .

Como resultado, as mais de 1.300 famílias serão beneficiadas com o serviço de tratamento de esgoto e o município de Mauá terá um avanço significativo do indicador de tratamento desses resíduos. Atualmente, o índice de 75% é considerado o melhor da região metropolitana de São Paulo.

Com a conclusão das obras, muitos moradores relataram melhora perceptível na região. “Melhorou muito o cheiro forte de esgoto e diminuíram os mosquitos. O que mais me chamou a atenção foi a dedicação dos ‘meninos’ durante a obra, eles trabalharam até tarde da noite e no dia seguinte já estavam aqui novamente, bem cedinho, para deixar tudo em ordem e organizado”, relatou a moradora Zelinda Silvestre.

Toda a obra foi feita com avançada tecnologia para evitar desgastes ambientais e problemas na infra-estrutura da cidade. O projeto de detalhamento utilizou drones para mapear os acessos, sem causar impacto na mata nativa do local. Já as obras utilizaram equipamentos sem necessidade de quebra, o que ainda diminuiu o tempo de obra.