Presidente em exercício participou de lançamento de Fórum para discutir os caminhos econômicos de Mauá

Paula Cabrera

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, visitou Mauá nesta terça-feira (22/8) para debater a importância do estímulo da sustentabilidade para alavancar Mauá como opção de investimento e novos empregos. Na cidade, o presidente visitou a Lara para discutir sobre a usina de recuperação energética e a importância de acionar novos meios de energia, e também de controle do lixo, para as cidades. Essa foi a primeira vez que um presidente em exercício visitou Mauá para uma agenda oficial. "Quando pensamos em futuro, pensamos em mudanças de comportamento. O que vemos no ABC é a modernização das empresas. Vejo o ABC se reindustrualizando nessa esteira de sustentabilidade, de carros elétricos, de geração de energia. O governo federal tem investido nessas frentes e o ABC pode contar conosco para trazer mais potencial para essa importante esteira de negócios", afirmou Alckmin.
O presidente falou ainda sobre a discussão que confirmou a desoneração do Pis e Cofins para as empresas químicas, como a Braskem, para aumentar competitividade e, assim, manter os empregos. "Era uma solicitação antiga para que revíssimos isso e agora podemos confirmar que o governo federal aceitou a solicitação e vai manter essa desoneração, auxiliando assim o setor", afirmou Alckmin.
O presidente em exercício ressaltou ainda que a posição estratégica e privilegiada de Mauá, é um fator que favorece o desenvolvimento econômico da cidade paulista. “Tem o Rodoanel que fizemos aqui, também o Complexo JK, que faz a ligação com a avenida Papa João XXIII, a proximidade com o Porto de Santos, com o aeroporto de Guarulhos. É uma das cidades mais importantes do país”, disse o presidente em exercício. “Aqui é um polo importante petroquímico e de indústria química. Foi incluído no Novo PAC, o REIQ (Regime Especial da Indústria Química), uma proposta de retirarmos PIS e Cofins para insumos da indústria química e petroquímica, porque ela é estratégica. Isso vai impulsionar a indústria, que está em todo lugar. Não tem uma atividade que a química não esteja incluída e nós estamos na capital da química, da petroquímica, que é Mauá”, declarou Alckmin.
presidente afirma ainda que houve correções nos repasses do setor petroquímico que deve beneficiar diretamente Mauá
Alckmin veio a Mauá participar do lançamento do Fórum Mauá 2023 / 2033 – Uma Década de Transformação, o evento foi realizado no Teatro Municipal da cidade e teve como tema principal Desafios e Oportunidades Transformando no Caminho Certo.
“Me sinto muito honrado de participar desse momento, que demonstra que a seriedade e o respeito pela nossa cidade voltou. Precisamos continuar o trabalho de hoje, e preparar um futuro melhor para cada morador e cada trabalhador. Vamos aproveitar esse clima de reconstrução do país e mostrar a força de Mauá”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
O encontro reuniu mais de 500 representantes de todos os setores produtivos, indústria, comércio, serviços, sociedade civil e universidades e atua para que o poder público, empresas e sociedade discutam caminhos para o desenvolvimento econômico e sustentável. O “Fórum Mauá 2023 / 2033 é um ciclo de debates que vai identificar iniciativas de desenvolvimento para a cidade, de acordo com a perspectiva da política nacional, nos eixos Econômico, Social, Ambiental e Governança. Nos próximos meses serão realizados novos encontros que ajudarão a elaborar esse plano", afirma a Prefeitura.
Marcelo Oliveira, destacou a importância da parceria entre as esferas de governo para resolver problemas regionais: “O consórcio foi criado para resolver a questão do lixo na nossa região. Até hoje, fazendo esse debate, e quem sabe nesta década, a gente consiga, nesta transformação, resolver essa questão do lixo”, declarou.
Para Alckmin, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem cumprindo propostas apresentadas durante a campanha eleitoral de 2022. “Ele (Lula) está sendo fiel com suas promessas de imprimir no Brasil desenvolvimento inclusivo, com estabilidade, previsibilidade e sustentabilidade. Por isso vem iniciativas como o aumento do salário-mínimo, a retomada do Minha Casa Minha Vida e também medidas alternativas que sejam boas para o meio ambiente”, garantiu.