A partir de 2020, o Programa de Ensino Integral estará presente em ao menos 664 escolas da rede estadual do estado. Desse total, 18 ficam na Região do ABC (veja a relação abaixo). A expansão dessa modalidade de ensino, anunciada em 13 de dezembro, é a maior da história de São Paulo.

Entre as sete cidades do ABC, Rio Grande da Serra será a única a não ser contemplada. Já Santo André e São Bernardo do Campo serão os locais com maior oferta da modalidade, serão seis no município andreense e cinco no bernandense. Diadema terá quatro escolas, Mauá duas e Ribeirão uma.

Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade, e a expectativa da Seduc é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023. As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e levando-se em conta o grau de vulnerabilidade socioeconômica da comunidade que a escola atende.

Entre as escolas contempladas, 92 já vigoram no modelo ETI (Escola de Tempo Integral). Embora tenham uma carga horária maior, elas têm um currículo obrigatório diferente do proposto pelo PEI. Outras 155 unidades são da rede estadual de ensino regular.

SOBRE O PEI

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se auto-organizam de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates etc.

Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer na sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.

A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Trinta e seis das 240 escolas contempladas vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham. Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.

Neste ano, 545 escolas da rede estadual manifestaram interesse em aderir ao PEI. Em 2021, outras escolas da rede terão prioridade na expansão do programa.

VANTAGENS

O investimento no ensino integral é previsto por metas dos Planos Nacional e Estadual de Educação, que determinam que 50% das escolas devem oferecer esta modalidade de ensino até 2024 e 2026, respectivamente.

Estudos apontam que o ensino integral melhora a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. Os alunos do ensino médio das escolas do PEI tiveram desempenho 1,2 ponto maior no último Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) em relação aos estudantes das escolas regulares.

DIADEMA
Anecondes Alves Ferreira
Deputado Gregorio Bezerra
Professora Maria Carolina Casini Gardim
Professor Oswaldo Lacerda Gomes Cardim

MAUÁ
Professor Antonio Messias Szymanski
Hans Grudzinski

RIBEIRÃO PIRES
Doutor Felício Laurito

SANTO ANDRÉ
Doutor Carlos de Campos
Professora Esther Medina
Professor Gabriel Gonçalves
Professora Nadir Lessa Tognini
Professor Rener Caram
Sérgio Milliet da Costa e Silva

SÃO BERNARDO DO CAMPO
Engenheiro Francisco Prestes Maia
Professora Julieta Vianna Simões de Sant'anna
Professora Maria Luiza Ferrari Cicero
Tereza Delta
Jornalista Vladmir Herzog