Pesquisa feito pelo Instituto ABC Dados mostra petista 4 pontos à frente de Atila

Paula Cabrera

Pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto ABC Dados mostra que o candidato petista à Prefeitura de Mauá, Marcelo Oliveira, estaria 4 pontos à frente do atual prefeito Atila Jacomussi (PSB) na pesquisa estimulada sobre preferência ao cargo - quando pesquisadores questionam qual dos candidatos o eleitor preferiria citando os nomes.
Nessa simulação, Marcelo tem 38% e Atila 34%. Ainda é alto o patamar daqueles que declaram votar em branco ou nulo (19%) e outros 10% ainda não sabem em quem pretendem votar.
Na simulação de votos válidos, quando são excluídas as menções de branco, nulo e indecisos, Marcelo Oliveira alcança 53% contra 47% de Atila Jacomussi.
Perguntados se ainda poderia mudar de candidato até o dia da eleição, 75% dos entrevistados afirmaram que sua escolha era definitiva. 22% disseram que ainda poderiam mudar e 3% não souberam responder.
Já na pesquisa espontânea, Atila aparece na frente, com 30 pontos contra 28 de Marcelo. O prefeito ainda tem preferência entre eleitores com menor renda e escolaridade.
 Apesar da diferença, o cenário ainda é nebuloso, já que a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos - a exata diferença entre os candidatos na pesquisa estimulada. A pesquisa foi  feita entre terça-feira (25/11) e quarta (26/11) com 600 pessoas.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Pesquisa Eleitoral em Mauá/SP

Local: Mauá/SP.

Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período: 25 e 26 de novembro de 2020

Amostra: 600 pessoas, moradores/ eleitores da cidade de Mauá/SP com 16 anos ou mais.

Registro no TSE: A pesquisa foi registrada no TSE sob o número Nº SP-01256/2020.

Obs.: As perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos