Bárbara Guimarães trouxe verba para atenção primária por meio de pedido ao deputado federal Kiko

A ativista mauaense Barbara Guimarães comemorou neste mês a conquista de R$ 1 milhão para a saúde de Mauá. O valor deve ser usado para custeio da atenção primária da rede municipal. A emenda foi conquistada por meio de encontro com o deputado federal
Kiko, ex prefeito de Franco da Rocha e segundo deputado federal mais bem votado de SP pelo PT. Kiko é o atual presidente estadual do PT.
Barbara afirma que o anúncio de que o valor viria para Mauá a animou ainda mais para a corrida política. Barbara é pré-candidata pelo PT. “Tenho um envolvimento grande com a atenção primária porque trabalhei como agente de saúde e sei da importância desse trabalho de base”, explica Barbara
Nascida dia 30 de agosto de 1991 na Santa Casa de Misericórdia de Mauá, Bárbara é filha de um motorista de ônibus e de uma agente comunitário.
Casada há dez anos, mora no Zaira, desde 7 anos. “Estudei toda minha vida em escola pública, fiz o ensino fundamental no Ezilda, onde fiz parte dos grêmios estudantis na 7 e 8 série, e me formei no ensino médio na escola João Ricardo Borges de Lima.
Fui mãe a primeira vez em 2009, do Marcelo com 18 anos. E pela segunda em 2016, o Danilo, com 25 anos. Em 2014 entrei na administração pública pela primeira vez, passei no concurso público de Agente Comunitário de Saúde e trabalhei 5 anos na saúde, na UBS, na região do Zaira”, explica.
Com o trabalho de campo, Barbara diz ter percebido melhor a importância da participação da mulher na política e, principalmente, de lideranças com pensamento voltado para o Social. “Em 2015 me filiei ao meu primeiro partido, por acreditar que a mudança daquilo que vivemos e o que nos é tão importante, passa pela política. Me tornei presidente municipal da juventude, e depois de 4 anos me tornei presidente estadual da Juventude Socialista. Mesmo com todas as dificuldades não desisti de estar na luta, pois a força de acreditar no progresso e na mudança jamais deixaram de existir dentro de mim”, diz.
A primeira participação nas urnas veio em 2020, quando foi candidata a vereadora pela primeira vez e, neste ano, deve compor a chapa petista, ao lado do prefeito Marcelo Oliveira. “Senti na pele o enfrentamento e as dificuldades de quando vamos para as ruas carregando projetos e propósitos. A disputa é desleal mas desistir não é nosso caminho então, agora em 2024, lançaremos novamente a nossa candidatura como vereadora na cidade de Mauá”, conclui.