A Prefeitura de São Caetano do Sul recebeu, nesta terça-feira (11/6), o primeiro lote de vacinas contra a dengue para imunizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, enviado pelo Ministério da Saúde e distribuído pelo Governo do Estado. A vacinação terá início amanhã (12/6) em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Super Centro.

Os pais devem apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal, composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A vacina protege contra os quatro tipos de vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Até o momento, o município teve 6.924 casos de dengue e, destes, 530 foram crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.

“Embora a quantidade de crianças represente uma porcentagem baixa de casos positivos, estudos do Ministério da Saúde apontam que é nesta faixa etária a maior concentração de casos hospitalizados”, afirma o secretário de Saúde, Guilherme Esposito.

Mesmo que exista a vacina contra a dengue, o controle do mosquito Aedes aegypti é o principal método para prevenção contra dengue, chikungunya e zika, seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios, sendo essencial a colaboração dos munícipes redobrando os cuidados.

Equipe de Cuidado Avançado de Dengue (ECAD)

As salas ECAD continuam funcionando em todas as Unidades Básicas de Saúde e no antigo Hospital São Caetano. Para realizar o teste, o morador deve enviar mensagem via WhatsApp no Tele Dengue (4233-8136 ) e preencher um questionário. Uma equipe de enfermagem avalia os dados e entra em contato com o paciente.