Presidente da Câmara apresentou requerimento buscando informações sobre trabalho da Prefeitura para essa população

Da Redação

Preocupado com as pessoas em situação de rua, o presidente da Câmara de Mauá, Zé Carlos Nova Era, apresentou requerimento em busca de informações sobre as políticas públicas sociais voltadas para essa população. O documento foi apresentado na sessão ordinária da última terça-feira (15).

Com o avanço da pandemia de Covid-19 e seus impactos econômicos, o número de pessoas em situação de rua cresceu consideravelmente. Levantamento feito pela Prefeitura de São Paulo mostrou que houve um crescimento de 30% nos últimos dois anos – atualmente são quase 32 mil moradores em situação de rua na Capital.
“Vemos famílias inteiras em situação de extrema vulnerabilidade social e que não conseguem arcar com os custos de uma moradia. É dever do poder público oferecer políticas de assistência social e acolhimento”, declarou o vereador.

Nova Era destacou que a Resolução Federal nº 40/2020, nos termos do Decreto nº 7.053/2009, determina que os municípios devem instituir e manter comitês intersetoriais com objetivo de acompanhar e monitorar políticas para a população em situação de rua.

No documento, o parlamentar ainda questiona se existe um mapeamento dos moradores em situação de rua por idade, sexo, escolaridade e local de nascimento. “O objetivo é traçar um perfil para que o poder Executivo possa oferecer soluções que atendam diretamente as necessidades desta população. Temos que acabar com a invisibilidade dessas pessoas”, ressaltou o presidente da Câmara.