O ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi está em negociações adiantadas para trocar sua atual sigla, o Patriotas, pelo PL.
Segundo o prefeiturável,ele ja está apalavrado com Valdemar da Costa Neto, ex-deputado da sigla, que apesar de não compor a executiva, é um dos caciques da legenda.

Segundo Volpi, a decisão de migrar de legenda abre mais possibilidades para composições de chapa, liberdade de comunicação e mesmo de decisão para qual cidade se candidatar em 2020. "Hoje está tudo muito incerto. É preciso esperar para ver como se desenham as coisas", disse ele ao JNC.

A possibilidade de que o ex-prefeito concorra em Mauá é grande. Ex-vereador da cidade, com domicílio eleitoral, Volpi tirou o terceiro lugar na corrida pelo Paço em 2016 com 37.065 votos, encostado em Donisete Braga, o então prefeito, que teve 41.958 votos no primeiro turno. Volpi concorreu pelo PSDB e a campanha mal foi às ruas e mesmo assim, causou dor de cabeça aos adversários.

Já em Ribeirão Pires, o atual prefeito, Adler Kiko Teixeira (PSDB), não poderia concorrer à reeleição por ter tido um contrato julgado como irregular enquanto chefiava o Executivo de Rio Grande da Serra. A situação abriria a possibilidade de retorno de Volpi ao Paço da cidade.