Alessandro Martins é protetor animal e recebeu 4.548 votos neste domingo

Paula Cabrera

O vereador mais votado desta eleição em Mauá não investiu praticamente nada na campanha. O valor nas contas da Justiça Eleitoral mostram que o protetor de animais, Alessandro Martins (PDT), precisou de apenas R$ 6.200 para alcançar 4.548 votos. A campanha, segundo ele, se concentrou no facebook, onde possui três perfis. "Recebi o valor enviado pelo partido e fiz material como faixas, bandeiras, mas o resto da campanha foi para o meu público, que  conhece meu trabalho como protetor animal. No final, denunciaram tanto meu facebook que perdi o acesso, não consigo nem agradecer o apoio", disse ele, que lamenta estar há dois dias sem poder visualizar mensagens de outros protetores animais.
Sua história na causa começou há oito anos. Alessandro nunca escondeu sua paixão pelos bichos - tem 12 no quintal, incluindo Caramelo, um cachorro paraplégico- mas quando começaram a pedir ajuda para transportar cães atropelados, ou para resgastar animais em situação de mals tratos, Alessandro virou figura carimbada nesse transporte. "Eu recebo os pedidos pela minha página e normalmente corro para fazer esse auxilio. Costumo levar os animais para serem atendidos pela doutora Andreia Courel. Depois começo as vaquinhas para poder pagar os tratamentos", conta.
Daí surgiram também os bazares organizados por Alessandro, normalmente mensais, para arrecadar fundos e pagar as altas despesas médicas. Ele conta que além dos resgates, auxilia 160 cães de rua anualmente. "Com comida, medicação, essas coisas. São animais que não saem das ruas, os outros, eu mobilizo para levar para abrigos temporários", explica.
Alessandro tem 39 anos, é nascido em Mauá, casado e pai de dois filhos, uma menina de 15 anos e um menino de cinco. Ele começou a cursar direito, mas não se graduou. Morador do Jardim Bogus, ele trabalha como motorista de aplicativo desde que foi demitido da empresa de metalurgia em que prestava serviços.
Emocionado com o alto número de votos conquistados, ele diz que vai trabalhar para que as pessoas que confiaram nele não se arrependam. "Na Câmara quero tentar implementar mais políticas de proteção. Precisamos equipar a UPA Animal com equipamentos de raio-x e exames que costumam custar muito em clínicas particulares. É preciso aumentar também as castrações mensais. Lá, vou dar meu melhor para conquistar isso", conclui.