Paula Cabrera

A ex-deputada Vanessa Damo assinou neste sábado (15/12) sua filiação ao MDB, partido no qual foi eleita deputada em 2014 e pelo qual disputou as eleições municipais em 2012.
Vanessa havia se desfiliado do partido e anunciado uma pausa na vida pública em 2017, quando se divorciou, de maneira turbulenta, de seu então marido Júnior Orosco (PDT).
A deputada, no entanto, se manteve no radar político e chegou a assumir a secretaria de Relações Institucionais de Mauá, em 2018. Logo na sequência, sua mãe, Alaíde Damo (MDB) foi catapultada à cadeira de prefeita, com a prisão preventiva do prefeito Atila Jacomussi (PSB) e Vanessa viu seu grupo político ganhar cada vez mais forças e juntar novos aliados na cidade.
Vanessa chegou a ser nomeada secretária de Governo, mas pediu demissão por conta de decisão judicial que a impedia de ocupar cargos públicos. A ex-deputada havia sido condenada a perder seus direitos políticos por abuso de poder econômico por conta de um material apócrifo lançado nas eleições de 2012 contra o prefeito eleito Donisete Braga. Em outubro do ano passado, no entanto, ela reverteu a decisão e deve poder concorrer nas próximas eleições.
Nas mídias sociais, Vanessa comemorou o retorno e afirmou que assinar a filiação lhe dava a sensação de "voltar para a casa". Participaram do evento o deputado Baleia Rossi e Marco Antonio Ratti.