Em reunião extraordinária feita na manhã desta quarta-feira (18/3), o Consórcio Intermunicipal do ABC decidiu paralisar o transporte público nas sete cidades da região. Todos os prefeitos participaram do encontro e concordaram com a medida.
Segundo a ata, divulgada no fim dessa manhã, a interrupção será gradativa, até o dia 28 de março. A partir de 29 de março, a paralisação será total, por período indeterminado.
Segundo a nota a decisão tem como objetivo "minimizar danos à população e preservar vidas no Grande ABC".

Sede administrativa do Consórcio Intermunicipal do ABC | Foto: Divulgação

A região registra cinco casos confirmados do covid-19. São dois em São Bernardo, um em São Caetano, um em Santo André e um em Mauá. O numero de testados que aguardam confirmação, no entanto, não param de subir.
Fonte interna de uma das unidades da vigilância epidemiológica da região confirmou ao JNC que o tempo de espera pela confirmação subiu de dois dias para até 15, por conta da alta do número de exames realizados, principalmente na rede particular.
Neste momento, a orientação é de permanecer em casa para evitar que o vírus se propague com ainda mais rapidez. A ideia é "achatar a curva", para evitar a sobrecarga do sistema de Saúde. Vale ressaltar que a velocidade de propagação no Brasil já superou a alcançada pela Itália no mesmo período. Vinte dias após o primeiro paciente receber o diagnóstico de Covid-19 no Brasil, o país contabiliza 291 casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus. Para comparação, no 20º dia após seus primeiros casos, Itália e Espanha tinham, respectivamente, 3 e 2 diagnósticos confirmados.

Auricchio | Prefeito de São Caetano do Sul