Dia de movimentação política pela região de olho nas eleições foi marcado por filiações nos últimos minutos

Paula Cabrera

A sexta-feira (1/4) foi de definição no ABC. Acabou hoje o prazo para filiação partidária para definir as eleições de 2022. Na região, muitos nomes deixaram a decisão para a última hora.
Entre os casos mais emblemáticos está o do ex-lider de governo do prefeito Paulo Serra (PSDB), professor Jobert Minhoca,  que deixou o partido nesta sexta com um longo agradecimento nas mídias sociais. O partido escolhido para a disputa, no entanto, não foi confirmado.
No mesmo barco está a primeira-dama de Santo André Ana Carolina Serra, que anunciou na tarde de hoje que se filiou ao Cidadania, onde deve disputar uma vaga a deputada estadual.
Em Mauá, a discussão dos partidos também foi intensa e tensa. O vereador Sargento Simões se filiou ainda na quinta-feira (31/3) ao Avante e criou um clima de incertezas na sigla, que havia anunciado Chiquinho do Zaíra como cadidato para a vaga federal e Renan Pessoa para deputado estadual. Para o Avante, a definição passaria pela decisão do prefeito Orlando Morando (PSDB) se sairia do cargo para ser vice de Rodrigo Garcia na chapa para o governo do Estado. Na manhã de hoje, o tucano afirmou que permanecerá no cargo, abrindo caminho para que Marcelo Lima (Avante), seu vice, saia para deputado federal. "Nosso acordo é eleger Marcelo Lima deputado federal", afirmou o vereador Renan Pessoa. Com a decisão de filiação de Simões, a sigla ameaça não lançar mais candidaturas e haveria a possibilidade de desfiliação em massa.
Outro partido que deve viver um climão até as prévias é o Solidariedade. Depois de serem ventiladas filiações no União Brasil e no Patriotas, o ex-prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, confirmou ao JNC nesta sexta-feira a permanência na sigla. A situação gera desconforto, já que o presidente da sigla de Mauá e vereador, Vanderley Cavalcante, o Neycar, também quer disputar a vaga de deputado. "Sigo no Solidariedade e queremos fazer 4 deputados neste ano. Acredito que haja espaço para construir um projeto político e eleger dois deputados pelo ABC", afirmou Atila. Neycar foi mais incisivo sobre a situação. "Estou preparado pra disputar com ele (Atila) no partido", afirmou.
Júnior Orosco anunciou a filiação ao União Brasil, com altas expectativas, com a chegada de Sérgio Moro na legenda, para concorrer a deputado federal e puxador de votos para aumentar a bancada.
Já o empresário Cleber Broch anunciou no fim da tarde a filiação ao Patriotas e pegou muita gente de surpresa. A aposta era a de que ele concorreria pelo Podemos.
Em Mauá, os vereadores Alessandro Martins (PDT) e Irmão Ozelito (PSC) também devem lançar seus nomes, mas ambos permanecem nas mesmas legendas pela qual se elegeram.