Gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente desta faixa etária também estão sendo vacinadas

Da Redação

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta quinta-feira (19) a vacinação de adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades, além de gestantes, puérperas ou pessoas com deficiência desta faixa etária.

“Mais um importante avanço na imunização em Santo André. Iniciamos hoje a vacinação teen, para 16 e 17 anos com comorbidades, grávidas e puérperas. Concluímos a oferta de vacinas aos adultos e podemos, agora, expandir a novos grupos”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Não contendo as lágrimas, Renata Gabrielle Barros recebeu a primeira dose da vacina no drive-thru do Estádio Bruno José Daniel. “Estou muito feliz e aliviada. A maior parte da minha família já está vacinada e agora chegou a minha vez”, comentou a adolescente de 16 anos.

Tainá Oliveira de Lima, de 17 anos, também foi vacinada nesta quinta acompanhada do pai, que há alguns meses contraiu o vírus e ficou internado no hospital de campanha Pedro Dell’Antonia. “Estava muito ansiosa, mas eu consegui dormir. Meu pai pegou o vírus, ficou 12 dias internado e quase foi. Da família só faltava eu tomar a vacina. Estou muito feliz”, pontuou.

Além de vacinar adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades, a Prefeitura de Santo André abriu agendamento para que todos os munícipes com mais de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose possam receber o imunizante. Basta acessar o site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local e horário disponíveis.

Até o momento, 783.551 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Santo André e 98% da população adulta já está com pelo menos uma dose do imunizante.

Recomendações - A Secretaria de Saúde alerta sobre a necessidade de manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara. Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.

Para garantir comodidade, segurança e conforto, o município se mantém estruturado com sete pontos drive-thru e nove unidade de saúde estrategicamente posicionados para a vacinação do público-alvo.

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe. Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.