A cidade de Santo André está prestes a receber um marco na área de saúde. Nesta quarta-feira (13), o prefeito Paulo Serra assinou a ordem de serviço para a construção do Centro Médico de Especialidades (CME) Atrium, que será o maior do Brasil dentro de empreendimentos comerciais. Com uma área de mais de 1,6 mil metros quadrados, o CME Atrium será um hub de atendimento médico, concentrando mais de 30 especialidades em um único local.
A iniciativa da Secretaria de Saúde de Santo André visa a reorganização da Rede de Atenção Especializada, centralizando todos os médicos especialistas no Atrium Shopping. O novo centro médico será equipado com 45 consultórios, salas de exames e procedimentos, ambulatórios de hanseníase, transexualização e serviços de enfermagem. A previsão é que o CME Atrium ofereça mais de 25 mil atendimentos por mês, ampliando em 40% a capacidade de atendimento em comparação com a estrutura atual.
Segundo o prefeito Paulo Serra, essa iniciativa é um reflexo do modelo de gestão bem-sucedido da cidade: "Isso é cuidar do dinheiro público". A reorganização também trará economia, uma vez que o aluguel no shopping custará R$ 25 mil por mês, enquanto os dois CMEs atualmente em funcionamento têm um custo combinado de R$ 75 mil mensais.
A centralização dos serviços promete facilitar a regulação municipal e melhorar a agilidade no atendimento aos munícipes. "Estamos em um novo momento da saúde de Santo André e não tenho dúvidas que com esse trabalho contínuo desde 2017 vamos entregar uma rede que não deixa a desejar em nada para as redes privadas da cidade", destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
A chegada do CME Atrium também foi bem recebida pelos gestores do Atrium Shopping, que veem essa operação como um importante complemento ao empreendimento. Claudio Nembri, coordenador de Administração Geral da AD Shopping – administradora do Atrium Shopping, avaliou que o centro médico será um grande atrativo para a região.
O acesso aos serviços do CME Atrium será realizado mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde. Isso significa que os munícipes que necessitarem de consultas com médicos especialistas deverão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para iniciar o processo.
O CME Atrium disponibilizará consultas em diversas especialidades, incluindo alergologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, hepatologia, nefrologia, neurologia, nutrologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia e reumatologia, tanto para adultos quanto para crianças.