Figura conhecida no meio político, ele tem perfil conciliador e boa relação nas esferas estadual e federal para trazer recursos para Mauá

Paula Cabrera

Rômulo Fernandes (PT) deixou o comando das secretarias de Planejamento e de Verde e Meio Ambiente de Mauá nesta semana para ser um dos destaques nas urnas nas próximas eleições. Conhecido no meio político da cidade — foi vereador, superintendente da Arsep (Agência Reguladora dos Serviços Públicos) e secretário de Relações Institucionais —, Rômulo é figura central do PT em Mauá e conta com apoio em peso do governo Marcelo Oliveira.

Rômulo têm ainda um perfil técnico e conciliador que agrega nomes ao redor de sua candidatura, entre eles vereadores, deputados e nomes de peso como o do ex-prefeito Oswaldo Dias, que deverá ser um dos coordenadores de campanha. "Rômulo tem o perfil necessário para trazer recursos para Mauá. Ele é didático, conciliador e sabe o que a cidade precisa", defende Oswaldo.

À frente das secretarias municipais de Planejamento e de Verde e Meio Ambiente, Rômulo implantou projeto para  agilizar a liberação de obras e alvarás pela cidade. "Quando chegamos, havia mais de 4 mil processos parados. Tivemos de fazer força-tarefa para conseguir trabalhar. Contratamos uma empresa pra digitalização do sistema e agora tudo será digital, informatizado e mais fácil. Já está em andamento. Vamos fazer treinamento por fases, com funcionários, engenheiros etc. Isso dará agilidade no habite-se e em outros sistemas. Até o meio do ano isso já deve estar disponibilizado", conta.

Para Rômulo, a informatização deve ainda auxiliar a chegada de novas empresas à cidade pela agilidade na liberação de alvarás e pela facilidade de solicitar tudo eletronicamente. "Nossa principal dificuldade era agilizar e modernizar os processos para que a abertura da empresa fosse rápida, principalmente na região do Sertãozinho. Essa modernização diminuirá o tempo necessário de abertura da empresa", diz.

Ainda na administração do prefeito Marcelo Oliveira, Rômulo encaminhou novo plano diretor para cidade. "É um passo importante, pois precisamos mexer na lei de ocupação de solo", diz.

O petista também ajudou na elaboração de um plano de manejo dos parques, que já está em discussão. "É uma proposta de tudo o que pode ser feito nos parques. Fazemos um estudo de uso, o que pode ser feito lá dentro. O Guapituba, por exemplo, é um parque de preservação, enquanto a Gruta Santa Luzia é mais de uso das pessoas."

Na preservação ambiental, ele comemora ter conseguido segurar ocupações dentro de áreas preservação ambiental. Como responsável pela área defesa animal do município, Rômulo celebrou a reforma do Centro de Proteção Animal, que faz atendimentos gratuitos a pets na cidade e que ganhará novo espaço na Avenida Getúlio Vargas, no Centro, e também o aumento no investimento das ações do Castramóvel.

Por fim, ele diz que o programa 'Mauá Recicla', de auxílio aos catadores, contribuiu no caráter ambiental e econômico para a cidade. “A pandemia aumentou a pobreza e impactou a economia de muitas famílias no Brasil inteiro. A coleta seletiva é, além de tudo, uma fonte de renda para muitos trabalhadores”, aponta.